Grande Curitiba

Hospital e Maternidade São José dos Pinhais promove ações para a Semana de Enfermagem 2022

10 de maio de 2022 às 15:55
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Com o tema “Os Desafios do Protagonismo da Enfermagem” a equipe do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP) promove no período de 11 a 13 de maio, ações alusivas a Semana de Enfermagem 2022.

Durante esses dias serão ministradas diversas palestras aos servidores da unidade, em alusão ao dia 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem. Ao final das atividades, será feita a Cerimônia da Lâmpada, que representa a passagem de conhecimento, e mais, faz referência direta a Florence Nightingale, uma reformadora social inglesa e fundadora da enfermagem moderna. Florence ganhou notoriedade ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos, e que utilizava uma lamparina a óleo para iluminar os corredores escuros do hospital de guerra.

O Dia Internacional da Enfermagem foi instituído em 12 de maio, como forma de homenagem a Florence Nightingale, que nasceu nesta data em 1820. No Brasil também temos um standard da Enfermagem, Ana Néri – enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares.