Grande Curitiba

Processo Seletivo IBGE: inscrições abertas de 09 a 15 de junho; em São José dos Pinhais são 159 vagas

10 de junho de 2022 às 12:16
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o cargo de recenseador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A inscrição é online, não é cobrado taxa, e pode ser feita até o dia 15 de junho neste endereço eletrônico www.ibge.gov.br/pss-complementar. Esta oportunidade de emprego temporário é para trabalhar no Censo 2022.

Sem a realização de provas, a seleção será feita, segundo o instituto, por análise de títulos. Para participar, o requisito mínimo é ter ensino fundamental completo. A seleção oferece no Paraná 4.359 vagas. Em São José dos Pinhais, o IBGE selecionará 159 candidatos através do processo.

As titulações não serão cumulativas, a pontuação máxima são dez (10) pontos. Ensino Fundamental completo 1 ponto; Ensino Médio incompleto 3 pontos; Ensino Médio completo 5 pontos, curso de graduação incompleto 7 pontos, e o curso de graduação completo 10 pontos.

O instituto esclarece que igualdade na nota, será desempatada, conforme os critérios em ordem: idade igual ou superior a sessenta (60) anos até o último dia da inscrição, candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado e, por fim, o candidato com maior idade.

Responsável em realizar entrevistas domiciliares, os recenseadores são remunerados por produtividade (quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas), pela taxa de remuneração de cada setor censitário, tipo de questionário preenchido (básico ou amostra), além do registro no controle da coleta de dados.

Entre as 4.359 vagas, 2.523 são de ampla concorrência, 458 estão reservadas para pessoas com deficiência, e 1.378 para pessoas pretas e pardas. Um simulador, do IBGE, foi disponibilizado para que os interessados estimem quanto receberão.