Grande Curitiba

Solenidade do Prêmio MPT na Escola é realizada em São José dos Pinhais

14 de junho de 2022 às 15:23
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Núcleo de Direitos da Criança e do Adolescente e Inclusão – NUDCAI, realizou na manhã da última segunda-feira (13), a solenidade de premiação das atividades vencedoras no Prêmio MPT (Ministério Público do Trabalho) na Escola.

As atividades foram desenvolvidas pelas turmas dos 4º e 5º anos das Escolas Municipais, com base no cronograma do MPT. Os estudantes concorreram nas categorias conto, desenho, música e poesia, com temáticas que evidenciaram a erradicação do trabalho infantil.

“Devemos atuar sempre para que as crianças tenham tempo de brincar, de estudar, de estar em família, de se desenvolver. As crianças são o futuro, e para um futuro melhor, precisamos agir no presente, trabalhado sempre para que os direitos das crianças sejam garantidos”, falou a prefeita Nina Singer.

A premiação também destacou o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho no de 2002.

“Nossas crianças são a razão do nosso trabalho, por isso as ações do NUDCAI são tão importantes. Vamos sempre atuar de forma direta no combate ao trabalho infantil e na proteção dos nossos estudantes”, explicou Aldrian Matoso, secretário de Educação.

Também estiveram presentes o diretor geral da SEMED, Diego Xina; a diretora do Ensino Fundamental, Cristiani Carmezim; a coordenadora do NUDCAI, Sandy Carneiro Dias, e equipe; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Lúcia Rodrigues; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cleverson Luiz Nogueira; o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Marcio Roberto Calbente; a Juíza da Vara da Infância e do Adolescente de São José dos Pinhais, Julia Conceição Araújo Silva; o Chefe do Instituto de Identificação de São José dos Pinhais, Gabriel Ferreira; representantes da Comissão Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Eliana Verusca e Mariana Isabela de Barros; entre outros.

Premiados

Na categoria conto, os vencedores são: Júlia Emanuelly da Silva do Nascimento, professora orientadora: Andréia Schmidt, da Escola Municipal Professora Maria Derocco Persegona.

Na categoria desenho, os vencedores são: Yngrid Gabrieli Gomes Fonseca Sodré , professora orientadora: Patrícia Xavier de Souza dos Santos, da Escola Rural Municipal Sagrado Coração de Maria.

Na categoria música, os vencedores são: Carlos Eduardo Canidia Santiago de Souza, Geovana de Fátima Coelho e Samuel Alves Genu de Almeida, professora orientadora: Danielle Cristine Fadel Abade, da Escola Rural Municipal Carlos Gomes.

Na categoria poesia, os vencedores são: Geovana de Fátima Coelho, professora orientadora: Danielle Cristine Fadel Abade, na Escola Rural Municipal Carlos Gomes.