Grande Curitiba

Secretaria de Segurança realiza evento de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa

24 de junho de 2022 às 15:46
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Segurança (SEMUSEG) de São José dos Pinhais, por meio da Guarda Municipal (GM) / Centro de Ensino Policial promoveu evento em alusão a Campanha Nacional JUNHO VIOLETA, que intensifica neste mês, em todo o país, ações de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa.

Desta forma a GM recebeu em sua sede os grupos da melhor idade Lar Nova Vida e Lar Bom Jesus, e realizou diversas atividades com os visitantes. Os convidados foram recebidos pelo secretário de Segurança – GM De Souza, diretor da Guarda Municipal – GM Cleverson, coordenadora de Ensino Policial – GM Ayabe e coordenador de Patrulha Maria da Penha – GM Fabretina, que apresentaram as instalações da SEMUSEG, prestaram orientações sobre procedimentos de segurança e esclareceram sobre a importância de ações preventivas de combate a este tipo de violência.

Na ocasião o coordenador de ROMU – GM Martins e a coordenadora – GM E. Przybycien orientaram os participantes sobre equipamentos e procedimentos realizados pela equipe ROMU em seu cotidiano. O evento contou ainda com a colaboração de servidores da Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), voluntários do Centro de Treinamentos (CT) Padilha e do Grupo Ação Transforma. O evento atendeu aproximadamente 40 idosos que participaram da ginástica laboral, orientações de primeiros socorros, aferição de pressão arterial (PA), teatro e demais atividades.

A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Conforme o Ministério de Saúde a violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”, e pode ser caracterizada pela: negligência, abandono, violência física, violência sexual, violência psicológica ou emocional, e violência financeira ou material.

Durante as ações o secretário de Segurança – GM De Souza declarou: “com a pandemia os casos de violência contra idosos aumentou significativamente, causando medo e sofrimento para pessoas idosas em todo o mundo. Consequentemente houve impactos diretos à saúde, assistência social, segurança e demais setores públicos ensejando que todos atuem contra esse tipo de crime. Desse modo, a Guarda Municipal buscou colaborar realizando essa ação a fim de reforçar entre os convidados que os idosos têm os mesmos direitos constitucionais que todos os outros cidadãos. Além disso, é uma honra para a Secretaria Municipal de Segurança receber este público tão especial e seleto”.

O diretor da GM reforçou que as denúncias contra violações de direitos humanos relacionadas às crianças e adolescentes, pessoas idosas, e também com deficiência, são atendidas, anonimamente, no Disque 100. A ligação é gratuita. Já em casos de violência em flagrante a Guarda Municipal pode ser acionada através dos telefones 153 ou 0800 153 0800.

“A proteção de idosos é também uma missão da GM-SJP e realizamos diversos atendimentos durante todo o ano, porém, no mês alusivo ao combate da violência contra a pessoa idosa receber este grupo foi um ato de gratidão por tudo o que estes cidadãos fizeram e fazem pela sociedade são-joseense”, encerrou a coordenadora de Ensino – GM Ayabe.