Grande Curitiba

Se beber, não dirija: ação simulada de acidente de trânsito é realizada em São José dos Pinhais

15 de julho de 2022 às 11:26
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Se beber, não dirija! Combater ocorrências de trânsito (sinistros), principalmente envolvendo embriaguez ao volante foi o objetivo da ação simulada de acidente, realizada na última semana, na esquina das Ruas Voluntários da Pátria com Scharffenberg de Quadros, no Centro. A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT).

O simulado apresentou sinistro de trânsito envolvendo uma colisão entre automóvel e anteparo (poste). Um adulto esteve com maquiagem de sangue e fraturas na representação, demonstrando o estado em que a vítima pode ficar após um acidente desta gravidade.

A ação, de cunho educativo e preventivo, visa reduzir os acidentes de trânsito e alertar os motoristas sobre os riscos de beber e dirigir, combinação perigosa que pode resultar em consequências trágicas. Entrega de porta copos, folders, baldes de cerveja feitos com carros sinistrados e testagem educativa com etilômetro foram algumas das atividades desenvolvidas no simulado.

Dirigir sob o efeito do álcool, além de reduzir a capacidade de reação do motorista, colocando em risco a segurança de todos que estão no trânsito, ainda é crime, previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. A pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação. A multa tanto para qualquer índice positivo de embriaguez ou recusa ao teste é de R$ 2.934,70 e o condutor pode ter o direito de dirigir suspenso por até 12 meses.