Grande Curitiba

Museu Municipal Atílio Rocco completa 45 anos com intensa programação

16 de setembro de 2022 às 12:12
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – Para comemorar os 45 anos do Museu Municipal Atílio Rocco e também a sua participação na 16ª Primavera dos Museus, a entidade preparou uma extensa programação composta por atividades de exposição, comunicação científica e debates acadêmicos.

As atividades começam no dia 19 de setembro, às 14h, no Museu Municipal Atílio Rocco, com a inauguração de seis novas exposições e com o lançamento da 8ª Edição do Boletim Informativo do Museu Municipal. Entre os temas das exposições estão a numismática e a iconografia do dinheiro; a cartografia histórica; o patrimônio cultural funerário; o fundador do Museu, Ernani Zetola, entre outros.

No dia 21 de setembro, no site do Museu, serão disponibilizados os cinco primeiros volumes da Coleção Fontes Históricas, que tem a intenção de ofertar uma nova forma de acesso ao patrimônio musealizado no acervo da instituição. Com volumes temáticos, as publicações apresentarão documentos escritos, fotografias e outras fontes históricas para que a população possa tomar conhecimento sobre o acervo do Museu.

Nos dias 20, 22 e 23 de setembro, às 18h, no canal do Museu Municipal no YouTube, acontecerão mesas de discussões sobre temas afins com as novas exposições. Pesquisadores especialistas irão discutir nesses três dias temas como a pesquisa cemiterial; o uso histórico dos mapas; e as fotografias de família em face ao trabalho de memória.

Por fim, no dia 24 de setembro (sábado), o Museu estará aberto das 10h às 16h, para receber a população que queira conhecer as novas mostras.

HISTÓRICO

O Museu Municipal foi fundado em 1977, após os esforços históricos de Ernani Zetola, idealista, pesquisador e empreendedor social. Em 1981, mudou-se para o Palacete Ordine, sua atual sede, na Rua XV de Novembro, figurando como uma instituição cultural tradicional do município que participa ativamente da vida sociocultural. Entre outras, o Museu atua nas funções de educação; preservação do patrimônio; pesquisa científica; e entretenimento.

SERVIÇO

Museu Municipal Atílio Rocco
Rua XV de Novembro, 1660 – Centro, São José dos Pinhais/PR
(41) 3381-5900 | [email protected]
Aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h
https://museu.sjp.pr.gov.br/
https://instagram.com/museu.sjp/
https://facebook.com/museusjp/