Grande Curitiba

SEMUTT: Trabalho da equipe da Secretaria foca em segurança e melhorias no trânsito de São José dos Pinhais

9 de dezembro de 2022 às 15:47
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) de São José dos Pinhais trabalha continuamente para garantir segurança, mobilidade e fluidez no trânsito do município.

Todas as ações implementadas são resultados de estudos técnicos que visam à melhoria do fluxo no trânsito local, para motoristas, pedestres e ciclistas. Dentre essas ações estão às mudanças de sentido de vias, que tem por objetivo estruturar o sistema viário local, contribuindo para a mobilidade, melhor fluidez e maior segurança para os usuários.

As vias onde foram recentemente implantadas mudanças de sentido são:

– Rua Paulino de Siqueira Cortes na extensão entre a Avenida das Torres até a Rua Scharfenberg de Quadros, inclusive ganhando estacionamentos dos dois lados da via entre as Ruas João Ângelo Cordeiro e Barão do Cerro Azul;

– Rua Pedro Foggiatto na extensão entre a Rua Margarida de Araújo Franco até a Rua Duque de Caxias;

– Rua Coronel Luiz Victorino Ordine na extensão entre a Avenida Rui Barbosa até a Rua Tenente Djalma Dutra;

– Rua Dr. Manoel Ribeiro de Campos, retornando esta a ter sentido duplo de circulação a qual voltou a ter sentido duplo de circulação entre a Rua Norberto de brito até a Rua Veríssimo Marques.

A colocação de grades de proteção para pedestres contribuem para sua segurança, obrigando-os a atravessarem na faixa de pedestres, e não fora delas, onde o risco de atropelamentos aumenta consideravelmente. Implantações foram feitas nos seguintes locais:

– Trincheira da Rua João de Brito, próximo ao cruzamento com a Avenida das Torres, sendo realizada nesta, a revitalização de toda a trincheira.

– Avenida Rui Barbosa entre as Ruas Veríssimo Marques e a Rua Voluntários da Pátria, foi instalado gradil de impedimento de transposição de pedestres.

– Na trincheira do Bairro São Marcos também foi instalado o mesmo gradil para a segurança dos pedestres, garantindo que atravessem na faixa.

– Também foi realizada revitalização de protetores de pedestre na Avenida Rui Barbosa com BR 376.

Outra ação da SEMUTT é a instalação de protetores de pedestre, localizados:

– Avenida Rui Barbosa, Centro

– Bairros: Guatupê, Águas Belas, Jardim Jurema, Jardim Urano, Jardim Monte Líbano, foram recentemente revitalizados com pinturas novas nas vias e colocação de novas placas de trânsito.

Segundo a Secretaria, o intuito é revitalizar toda a cidade, avançando por etapas nos bairros. Diversas ações estão em execução ou em preparação para implantação, melhorando a qualidade de vida dos usuários da malha viária do município em seus deslocamentos.