Grande Curitiba

Operação Integrada ‘Escola Segura’ tem cerimônia simbólica nesta quinta-feira (20)

20 de abril de 2023 às 13:11
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A Operação Integrada ‘Escola Segura’, em andamento desde o dia 13 de abril, teve nesta quinta-feira (20) uma cerimônia simbólica para apresentar à sociedade o trabalho conjunto de patrulhamento realizado pela Polícia Militar do Paraná e Guarda Municipal de São José dos Pinhais. O esforço entre as forças de segurança, que também inclui a Polícia Civil, tem como objetivo garantir a proteção e defesa das unidades de ensino da cidade.

O Major Alessandro Galeski, Comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, falou sobre a ampliação do número de policiais em atividade nas escolas. “Hoje, especialmente, reforçamos ainda mais o policiamento com o apoio da Academia Policial Militar do Guatupê e dos policiais que trabalham no administrativo da unidade da nossa companhia. Pais, professores e alunos, venham tranquilos”.

“A Secretaria Municipal de Segurança está atuando desde o dia 7 de abril, quando recebemos as primeiras informações. Hoje, estamos desde as seis da manhã com o efetivo aplicado nas escolas municipais, estaduais e particulares”, disse o diretor da Guarda Municipal, Cleverson Pereira.

Representando a Polícia Civil, o Delegado Fábio Machado, da 1ª Delegacia Regional de São José dos Pinhais, explicou que as ações de monitoramento das redes sociais já resultaram na apreensão de suspeitos. “O trabalho investigativo está envolvendo desde a Polícia Federal, as agências de inteligência estaduais, até a Delegacia da Mulher e a Delegacia Regional de Polícia Civil aqui de São José dos Pinhais. Em todo o estado essas ações estão sendo coordenadas para verificar nas redes sociais quem são as pessoas que estão divulgando essas fakes news, identificá-las, e em caso de serem maiores de idade, pedir a prisão. Em caso de serem menores, a busca e apreensão. Já foram apreendidos alguns menores de idade, mas estamos evitando até mesmo divulgar essas ações para que isso não incentive novos atos, por mais absurdo que pareça”.

Outras Ações

Além da ação conjunta, que conta com o reforço de todo o efetivo, o executivo Municipal trabalha em ações que trarão segurança ao ambiente escolar por tempo indeterminado. O Botão de Pânico, anunciado já no dia 8 de abril, é um sistema por aplicativo que aciona diretamente a Guarda Municipal, sem que o chamado precise passar pela Central de Atendimento. O dispositivo traz agilidade e rapidez ao atendimento em casos de urgência e mais de 440 profissionais já contam com acesso ao Botão de Pânico. Instituições particulares interessadas também podem implantar o sistema.

A contratação em caráter emergencial de agentes de segurança, que atuarão nas escolas, foi autorizada pela Prefeita Nina Singer e também já está em andamento. Mudanças estruturais em unidades de ensino, como alteração nos meios de acesso, estão em análise pelas equipes da Prefeitura de São José dos Pinhais.