Grande Curitiba

Caminhada em alusão ao Junho Violeta levou centenas de idosos à Rua XV de Novembro

26 de junho de 2023 às 16:01
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Na última sexta-feira (21), centenas de idosos foram à Rua XV de Novembro, no Centro de São José dos Pinhais, em ato simbólico alusivo ao Junho Lilás. O Mês de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa contou com diversas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). A caminhada reuniu grupos de terceira idade de diversas regiões do município, que chamaram a atenção pelo ânimo e disposição.

“Essa iniciativa é de extrema importância para nós, pois nos lembra da responsabilidade que temos em cuidar e proteger aqueles que dedicaram suas vidas a nós. Infelizmente, a violência contra essa parcela vulnerável de nossa sociedade ainda persiste. É nosso dever lutar contra esse mal e garantir que nossos idosos vivam em segurança e com dignidade”, disse a prefeita Nina Singer.

O senhor Elizeu, de 74 anos, contou orgulhoso que pratica caminhada diariamente, sobe escadarias e pedala até 18 (dezoito) quilômetros pelo menos duas vezes por semana. “Atividades físicas sempre fizeram bem para a humanidade, né? Quem se recusa a fazer uma caminhada vai perdendo os movimentos, pode se machucar mais fácil”, explicou. Ele integra o grupo Gente Feliz, do Afonso Pena.

Existem alguns tipos de violência contra a pessoa idosa: negligência, abandono, violência física, violência sexual, violência psicológica ou emocional, e violência financeira ou material. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada seis idosos são violentados no mundo. Atualmente, no Brasil, a pena para quem comete esse tipo de crime varia de 2 meses a 1 ano de reclusão. Dependendo da tipificação a que o ato seja enquadrado levando em conta a violência empregada, a pena pode ser maior.

Ao presenciar qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa, disque 100 e denuncie. Cuide bem de quem sempre cuidou de você.