Grande Curitiba

Ainda dá tempo de se inscrever no concurso de fotografia com o tema “Nossas Cerejeiras do Japão”

8 de agosto de 2023 às 11:27
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Para divulgar e valorizar as belezas do município, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente (SEMMA) e de Cultura (SEMUC), está promovendo o concurso de fotografias com o tema “Nossas Cerejeiras do Japão”. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (11), e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário eletrônico (que pode ser acessado clicando aqui).

O concurso busca divulgar os diversos locais do município que abrigam cerejeiras do Japão, retratando toda a beleza e singularidade dessas árvores. Por meio desta iniciativa, a administração pública busca estimular a criatividade artística e promover o valor da preservação ambiental.

Quem pode participar?

Os interessados em participar do concurso devem ter mais de 18 anos. Quem tem menos, pode participar desde que acompanhados de seus responsáveis legais. A Prefeitura ressalta que as fotografias têm que ser registradas no município de São José dos Pinhais.

Cada participante poderá enviar uma única imagem, que deverá ser inédita e original, não podendo ter sido publicada, comercializada ou premiada anteriormente. É importante ressaltar que as fotografias não devem ser montagens e nem retoques, e sim retratar fielmente a paisagem com a cerejeira do Japão.

Avaliação das imagens

A fotografia deve ser anexada no formato JPG, com dimensões máximas de 1250px X 820px (landscape) ou 820px X 1250px (portrait). O tamanho total do arquivo não deve exceder 10MB. Também é necessário informar na ficha de inscrição a localização da cerejeira fotografada, com todos os dados necessários para a confirmação do local.

A avaliação das imagens será feita por uma comissão julgadora composta por cinco membros ligados à área artística/cultural do município. Os critérios avaliados serão: criatividade, originalidade, composição fotográfica e qualidade artística.

Ao todo, serão selecionadas 20 fotografias que ficarão expostas em uma Galeria de Arte de São José dos Pinhais durante 60 dias. Ao término da exposição, as fotografias serão devolvidas aos seus autores.

Considerações finais

O resultado do concurso será divulgado até 30 dias após o encerramento do prazo de inscrições, e será publicado no site oficial da Prefeitura de São José dos Pinhais. Os vencedores serão comunicados por e-mail e/ou telefone, de acordo com os dados fornecidos na ficha de inscrição.

Ao se inscreverem no concurso, os participantes autorizam o uso de suas fotos, nomes e imagens em diferentes meios de comunicação, tais quais: internet, intranet, vídeos, folders, fotos, apresentações, cartazes, jornais e redes sociais, sem qualquer ônus para o Município, sendo obrigatório o devido crédito ao autor.

A decisão da Comissão Julgadora será soberana e irrevogável, não cabendo recursos por parte dos participantes. Caso não sejam enviadas mais de 20 fotos, a organização decidirá quais fotografias recebidas serão expostas.

Para mais informações acesse o edital do concurso: