Grande Curitiba

1º encontro da formação gratuita de contadores de histórias aconteceu na última segunda-feira (14)

18 de agosto de 2023 às 15:59
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Na última segunda-feira (14), o Teatro Municipal Ernani Zétola foi palco do primeiro encontro do Projeto História Viva, curso oferecido pelo Instituto História Viva, de Curitiba, que chegou até São José dos Pinhais por meio da Divisão de Literatura da Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC).

O curso de contadores de histórias é a chance ideal não só para quem se interessa pelo universo imaginativo das histórias, mas também para quem deseja exercitar a oratória e habilidades na comunicação e interação com outras pessoas, melhorando inclusive o rendimento no trabalho. Por ser de nível introdutório, é recomendado tanto para quem nunca se envolveu na prática de contação como para quem já é voluntário e deseja aprimorar suas técnicas e repertório.

Além dos benefícios para os participantes, o aprimoramento e continuação na prática da contação também possibilita instigar o interesse pela leitura em outras pessoas, levando histórias de forma lúdica e interativa para a comunidade de forma a expandir o acesso à literatura. A longo prazo, o envolvimento de mais pessoas no voluntariado de narração de histórias é uma via estratégica para amenizar as problemáticas dos baixos índices de alfabetização, tornando a literatura mais acessível para além das dependências das escolas regulares.

Após as aulas teóricas, os participantes farão visitas a instituições de acolhimento a pessoas vulneráveis no município, também podendo continuar o vínculo e a participação nas visitas após o término da formação O curso fornece material e certificado e está com vagas remanescentes em aberto para inscrição neste formulário.

Para obter o certificado de conclusão do curso é preciso participar dos próximos encontros, marcados para os dias 21/08, 28/08 e 04/09, das 18h às 21h, no Teatro Municipal Ernani Zétola (Rua Xv de Novembro, nº 1800 – Centro), além de realizar visitas a instituições para a prática.