Aberta licitação para pavimentação de via metropolitana entre São José dos Pinhais e Mandirituba
COM ASSESSORIAS – Uma nova ligação metropolitana, que estabelecerá conexão estratégica entre a BR-376, em São José dos Pinhais, e a BR-116, em Mandirituba, foi anunciada pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). O edital para licitação da empresa que executará a obra está aberto e pode ser acessando pelo link.
Segundo a Amep, o investimento da obra é de R$ 110 milhões e o trecho a ser pavimentado tem extensão de 26,61 quilômetros, resultando em uma nova ligação metropolitana por meio de uma conexão estratégica.
A contratação do projeto executivo foi iniciada em 2021 para atender a uma demanda histórica da Região Metropolitana de Curitiba. A Amep informa ainda que o início dessa nova conexão será no trevo da Volkswagen-Audi, na BR-376, em São José dos Pinhais, estendendo-se até a Rua Gilberto Palu, em Mandirituba, conectando-se à BR-116.
Além de facilitar o deslocamento entre os municípios e promover o desenvolvimento econômico e social em toda a região, a estrada atravessará a Colônia Marcelino, que tem um grande potencial para o turismo rural e religioso. A nova via será também uma alternativa relevante para os municípios de Quitandinha, Agudos do Sul, Piên, Campo do Tenente e Rio Negro, situados no segundo anel da Região Metropolitana de Curitiba.
Sobre o edital
O edital da obra prevê a pavimentação em concreto (material adotado por sua resistência e durabilidade serem superiores), além da inclusão de ciclofaixas e iluminação em trechos de maior circulação de pessoas.
O processo licitatório, registrado como Concorrência Eletrônica, está marcado para o dia 27 de novembro, às 14 horas, e a proposta vencedora será a que oferecer maior desconto e vantagens ao Estado.
Os interessados podem acessar informações atualizadas no site oficial da Amep.