Saúde de São José dos Pinhais regulariza a demanda para mamografia

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais informa que está com a demanda (fila de espera) de exames de mamografia em dia e regularizada.
Tal conquista só foi possível por meio de novas estratégias junto à população e a conscientização da mesma em não faltar aos exames – o que é registrado como absenteísmo, e que tinha um índice elevado no município.
“É uma enorme satisfação a conquista da regularização da fila de espera da mamografia, e estamos trabalhando continuamente para conquistar isso para outros procedimentos. Nos últimos meses estamos adotando diversas estratégias para manter as demandas em dia, desde a busca ativa junto aos usuários, novas abordagens, quanto translado de pacientes para efetuar exames, além de outros recursos, ações e protocolos”, comentou a secretária municipal de Saúde – Débora Chemin.
Débora destacou também que a população tem grande impacto nas ações da Saúde, por meio do seu comparecimento nas consultas e exames, diminuindo assim o absenteísmo que compromete negativamente as ações da Saúde, as pessoas que aguardam nas filas de espera e a manutenção de prestadores de serviços. “De nada adianta os esforços da Saúde se a população não comparecer nas consultas, exames e procedimentos, a falta prejudica todo mundo”, ressaltou a secretária.
Somente neste último sábado (21) o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM) realizou um mutirão para atendimento à Saúde da Mulher com mais de 260 consultas ginecológicas agendadas e mais de 100 exames realizados.
Segundo o Departamento de Regulação em Saúde, na semana foi entrado em contato com mais de 500 usuárias para verificar o interesse tanto nas consultas, quanto nos exames, onde o agendamento, via WhatsApp, foi feito no momento em que se confirmou o interesse na consulta para o mutirão.
Mutirão 02 do sábado (21)
O segundo mutirão foi referente à oftalmologia, onde a SEMS está com um novo contrato com o Hospital de Olhos em Curitiba. O hospital abriu 100 atendimentos para este sábado, também para pacientes agendados.
Entretanto, o número de absenteísmo foi grande, pois foram apenas 58 atendimentos entre procedimentos para catarata; pterígeo; oculoplástica; córnea; glaucoma; retina; refração e estrabismo, além de consultas.
A Secretaria de Saúde informa ainda que o Departamento de Regulação está em processo de credenciamento com novos prestadores para Consultas Especializadas e também para alguns exames.