Grande Curitiba

Sanepar atende notificação do Procon-SJP e adota medidas para regularizar abastecimento no Borda do Campo

22 de março de 2024 às 13:00
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A Sanepar respondeu à notificação do Procon de São José dos Pinhais (Procon-SJP) referente à falta intermitente de água no bairro Borda do Campo. Em uma reunião realizada na última quarta-feira (20/03), a empresa apresentou uma série de medidas para normalizar o abastecimento na região. No encontro, estiveram presentes o Superintendente do Procon-SJP, Jaiderson Rivarola, e representantes da comunidade local.

Dentre as ações imediatas destacam-se:

  • Reforço no abastecimento na região por meio caminhões pipa, com um volume de 100 mil litros de água;
  • Realização de pesquisas para identificar possíveis vazamentos;
  • Fornecimento de água diariamente por meio de caminhões pipa;
  • Substituição de uma bomba danificada;
  • Implantação de um container com reservatório de 70 mil litros;
  • Implantação de uma bomba para melhorar as pressões na área até o dia 27/03;
  • Levantamento de imóveis que não possuem caixa d’água para fornecimento de caixas.

Para solucionar questões estruturais de médio e longo prazo, a companhia planeja realizar obras para implantar uma bomba pressurizadora (com previsão de conclusão para outubro/24) e ampliar a produção para melhorar as pressões até junho/25.

Segundo a Sanepar, um dos principais desafios na região é a parte da Santa Tereza, que possui ligações irregulares resultando em um consumo elevado que afeta o sistema como um todo, mesmo com o atendimento por meio de relógio comunitário.

Essas medidas foram anunciadas após o Procon-SJP notificar a Sanepar e exigir a normalização do serviço, sob pena de multa diária. Com isso, espera-se que os problemas enfrentados pela comunidade de Borda do Campo sejam solucionados gradualmente, garantindo um abastecimento regular e de qualidade.