Grande Curitiba

Produtores rurais são-joseenses têm até 30 de junho para atualizar rebanhos na Adapar

13 de maio de 2024 às 11:33
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Produtores rurais de São José dos Pinhais devem estar atentos ao prazo estabelecido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) para Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2024. O período para a atualização se encerra em 30 de junho e todos os produtores, que possuem animais de produção sob sua guarda, independentemente da espécie, devem fazê-la.

Criadores de bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, além de colmeias de abelhas e bicho da seda devem estar atentos ao prazo, pois a medida visa aprimorar o controle sanitário e a gestão dos rebanhos no estado. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag) de São José dos Pinhais alerta que aqueles que não cumprirem com a exigência, não poderão obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento essencial para a movimentação de animais entre propriedades e para o abate nos frigoríficos.

A GTA só será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade. A orientação da Semag é de que os produtores locais não deixem para a última hora e garantam a regularização de seus rebanhos dentro do prazo estipulado, a fim de evitar transtornos e prejuízos futuros.

Onde atualizar?

Pela internet (clique aqui) ou pessoalmente em uma das unidades locais da Adapar (clique aqui), sindicatos rurais ou na sede da Semag (localizada na Rua Veríssimo Marques, n.º 1.801 – Centro).

Como atualizar?

  • Pela internet: No primeiro acesso, é necessário fazer um cadastro informando o CPF e seguir o passo a passo para criar login e senha. Após o cadastro, o acesso será feito com as informações registradas.
    • Selecione a propriedade que estiver com pendência de comprovação de rebanho, escolha a espécie e preencha com os dados pedidos. Depois, clique em comprovar e repita este procedimento para cada uma das espécies com pendência.
  • Pessoalmente: É necessário comparecer em uma das unidades da Adapar, sindicatos rurais ou na sede da Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura e solicitar o formulário de atualização. Preencha, assine e devolva na mesma unidade em que retirou o documento.