São José dos Pinhais inaugura CEMMAE Professora Ruth Holmer, no Santo Antônio
COM ASSESSORIAS – Uma nova unidade educacional foi inaugurada nesta segunda-feira (18), no bairro Santo Antônio, em São José dos Pinhais. O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) Professora Ruth Holmer oferece serviços a estudantes da rede pública de ensino que possuem dificuldades significativas de aprendizagem e transtornos específicos.
A unidade, que passou por adequações para proporcionar um ambiente mais funcional e acolhedor, foi nomeado em homenagem a professora Ruth Holmer, servidora pública que atuou com dedicação no CEMAEE Anne Sullivan até o ano de 2021. Ruth faleceu em março daquele ano, vítima da Covid-19, deixando um legado imensurável na área de educação especial.
A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou que a educação inclusiva é uma prioridade de sua gestão e que a inauguração do centro reafirma o compromisso da administração municipal em oferecer um atendimento especializado e de qualidade para os estudantes.
“Esta unidade reconhece os esforços da professora Ruth Holmer, que dedicou sua vida a favor da inclusão e do desenvolvimento dos nossos alunos. Com essa inauguração, homenageamos os esforços da educadora e continuamos o trabalho que ela desenvolveu com tanto esmero em um espaço renovado e mais acolhedor”, completou Nina.
O secretário municipal de Educação, Diego Santin Inoue, ressaltou a importância da educação especial para a cidade, cujo objetivo é desenvolver habilidades e competências que são suportes e apoios para superar os obstáculos de aprendizagem.
“Nosso objetivo é garantir que todos os alunos, independentemente de suas dificuldades ou habilidades, tenham as condições necessárias para o seu desenvolvimento pleno”, enfatizou o secretário.
No evento, além das autoridades já mencionadas acima, estiveram presentes os vereadores da atual (2021-2024) e nova legislatura (2025-2028) Renan Machado, Wellington Leitão, Paulinho Maradona e Andrei Gondro, além de servidores da Semed e os três filhos da professora Ruth.
Educação especial
O Centro de Atendimento Educacional Especializado é um serviço oferecido pelo Departamento de Inclusão e Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) aos estudantes matriculados nas unidades educacionais públicas municipais do ensino fundamental – anos iniciais e que apresentam dificuldades significativas de aprendizagem com ou sem transtornos específicos de aprendizagem e/ou altas habilidades/superdotação.
O CEMAEE desenvolve os seguintes serviços:
- Avaliação Psicopedagógica Multiprofissional;
- Atendimento Psicopedagógico;
- Atendimento Psicopedagógico voltado para a psicomotricidade;
- Atendimento Psicopedagógico voltado para as dificuldades de leitura e escrita.
Atualmente, o serviço atende 87 estudantes das seguintes unidades: Escola Rural Municipal Caetano Munhoz, Escola Municipal Ernestina Côrtes, Escola Municipal Francisco Xavier da Silva, Escola Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Leonilda Ravaglio Trevisan, Escola Rural Municipal Lilian Viana, Escola Municipal Modesto Zaniolo, Escola Municipal Papa Paulo VI, Escola Municipal Pedro Moro Redeschi, Escola Municipal Pedro Constantino, Escola Rural Municipal Sagrado Coração e Escola Rural Municipal Santo Antônio.
O CEMAEE oferece atendimento psicopedagógico especializado e acompanhamento voltado a dificuldades de leitura e escrita, além de psicomotricidade, sendo um serviço essencial para estudantes matriculados nas escolas municipais de ensino fundamental da cidade. Atualmente, a unidade atende 87 estudantes de diversas instituições de ensino, incluindo escolas rurais e urbanas, distribuídas por toda a região.
Quem foi Ruth Holmer?
Ruth Holmer nasceu em 13 de novembro de 1954 e iniciou sua vida acadêmica em 1972, quando se formou no magistério na Escola Normal Colegial de Educação Familiar. Anos depois, iniciou sua carreira pública como professora dos anos iniciais no Estado do Paraná, lecionando como alfabetizadora.
Em abril de 1989, Ruth ingressou na Prefeitura de Curitiba e exerceu o ofício de professora do anos inicias, sempre na área de alfabetização. No ano de 2002, graduou-se no Curso Superior de Formação de Professores pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
No decorrer do ano de 2004, a professora Ruth descobriu um câncer de mama. No final do tratamento prestou concurso e iniciou sua carreira como professora na Prefeitura de São José dos Pinhais, mais especificamente na Escola Municipal Floresvaldo Meres de Creddo. Depois, lecionou nas escolas municipais Aníbal Ribeiro Leal e Ernestina Macedo de Souza.
Ruth fez outros dois cursos superiores na PUC-PR: Modalidades de Intervenção no Processo de Ensino de Aprendizagem e Educação Especial – Inclusão. Além disso, era também pianista formada pelo Centro Cultural de Curitiba.
No ano de 2016, Ruth fez o concurso de remoção e começou sua trajetória na Educação especial, atuando na área visual do CEMAEE Anne Sullivan, ministrando cursos de Braille e Soroban. No fim de sua curta vida, Ruth trabalhou como bibliotecária na Escola Especial Madre Paulina. A professora faleceu no dia 29 de março de 2021 com falência múltipla de órgãos ocasionada pela Covid-19.