São José dos Pinhais realiza 3ª etapa do Circuito de Xadrez Escolar
COM ASSESSORIAS – Cerca de 1.000 estudantes de mais 60 instituições de ensino participaram da 3ª etapa do Circuito de Xadrez Escolar de São José dos Pinhais, realizada sexta-feira (22), no Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann. A ação é promovida por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Esporte Lazer (Semel) e de Educação (Semed) com a Federação de Xadrez do Paraná.
A competição proporcionou o desenvolvimento do esporte e a integração entre alunos de diferentes escolas, criando um ambiente de aprendizado e amizade. O secretário da Semel, Leandro Quevedo, explica que o Circuito de Xadrez de São José dos Pinhais tem o objetivo fortalecer e difundir a prática do xadrez na rede de ensino e contribuir para o desenvolvimento dos participantes.
“Atualmente, a prática de xadrez no município acontece em escolas municipais, colégios estaduais e colégios privados que possuem projetos que utilizam o xadrez como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos”, destacou Quevedo.
Raciocínio lógico, memória, capacidade de concentração, espírito de equipe, autonomia, tomada de decisão, resiliência e resolução de problemas são algumas das tantas habilidades e competências aprimoradas pela prática de xadrez.
No evento, estiveram presentes o futuro vice-prefeito de São José dos Pinhais, Delegado Michel; o deputado estadual Thiago Bührer; o vereador eleito para a legislatura 2025-2028, Andrei Gondro; os coordenadores do Programa Mente Ativa de Ensino Aprendizagem do Jogo de Xadrez (PMAX), professores Paulo Rios e Vinicius Santos; a diretora geral da Semed, Cristiane Carmesim, além de convidados especiais.
Clube de Xadrez
Um dos incentivadores para os atletas e para descobrir novos talentos no município é o Clube de Xadrez, localizado no Centro de Esporte e Lazer Ney Braga, que neste ano passou por uma ampla reforma estrutural e modernização, com aquisição de computadores, tablets para professores, mesas e armários. Também foram adquiridos novos tabuleiros, jogos de peças e relógios de xadrez.
No clube, os recém-reformados podem escolher participar das aulas nos horários de manhã, tarde e noite. Os alunos são selecionados para representar o município em competições estaduais, nacionais e internacionais. Um exemplo é a equipe campeã dos Jogos Abertos, que embarcou nesta semana para Apucarana que estarão defendendo o título de campeão estadual.
Para ingressar no clube, os interessados devem ter no mínimo 6 anos e agendar uma aula teste com o presidente da FEXPAR e PMAX em São José dos Pinhais, professor Paulo Virgílio pelo telefone (41) 99797-5601.
Mais informações podem ser obtidas com a Semel pelo telefone (41) 3381-5938.
Lei municipal
Outro incentivo de São José dos Pinhais à prática de xadrez é a lei de incentivo. O Programa Mente Ativa de Ensino Aprendizagem do Jogo de Xadrez (PMAX) prevê a utilização da modalidade em questão em quatro secretarias, sendo elas de Esporte e Lazer (Semel), de Educação (Semed), de Cultura (Semuc) e de Assistência Social (Semmas).