Grande Curitiba

Saiba como cadastrar seu pet nos mutirões de castração de São José dos Pinhais

27 de novembro de 2024 às 15:06
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – O Programa de Castração para cães e gatos de São José dos Pinhais, oferecido à população pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), está com inscrições abertas. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com o bem-estar animal e o controle responsável da população de cães e gatos no município.

Os mutirões são realizados durante todo o ano, em diferentes regiões do município. Os atendimentos são feitos por meio de agendamento de horários dos moradores cadastros no setor de Defesa e Controle Animal da Semma. Para aqueles interessados em castrar seus animais de estimação, é importante atender a alguns pré-requisitos. Confira:

  • Os tutores dos animais devem residir no município;
  • Possuírem uma renda familiar de até três salários mínimos;
  • Estares inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Cada família inscrita no programa municipal tem o direito de realizar a castração em até dois animais, que devem ter entre 6 meses e 8 anos de vida. Para se inscrever no programa, faça seu cadastro pelo link: http://bit.ly/3F8Q7dR.

A Semma enfatiza que os mutirões são planejados para atender essa lista de espera. Os moradores são chamados por determinados bairros e já possuem cadastros no sistema da Semma.

“Nossa equipe faz uma análise do cadastro do cidadão e, se a pessoa estiver de acordo com os requisitos, entramos em contato para agendar o horário de atendimento. Nos mutirões são atendidos apenas os munícipes que têm horário agendado, não é feito encaixe na hora”, explica o secretário da Semma, Ahirton Sdroiesk Junior.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (41) 9 9962-4163.

Sobre a castração

A castração é um procedimento cirúrgico simples e fundamental que contribui para a melhora da qualidade e o tempo de vida de cães e gatos. Além disso, ajuda a controlar a população de animais de rua, reduzir o risco de doenças infecciosas, controlar comportamentos indesejados e diminuir o risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas nas fêmeas.