Grande Curitiba

Muralha Digital de São José dos Pinhais amplia segurança com novas câmeras e conquista redução nos índices de criminalidade

3 de dezembro de 2024 às 17:21
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – São José dos Pinhais vem investindo em tecnologia para otimizar cada vez mais a segurança pública e reduzir os índices de criminalidade. Recentemente, a Muralha Digital, um sistema de monitoramento que já abrange diversos pontos do município, recebeu um importante reforço: mais câmeras de vigilância foram instaladas, elevando o número total de equipamentos para 421 unidades.

Além disso, 54 novos pontos receberam câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e 41 câmeras de fiscalização eletrônica, oferecendo mais cobertura e eficiência à segurança local. O secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Paulo Thomaz, explica que o sistema de Muralha Digital possui câmeras espalhadas por diversos pontos estratégicos, incluindo a área rural, o Parque São José e os terminais Central e Afonso Pena.

“Também há câmeras instaladas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, com o objetivo de garantir a segurança dos nossos estudantes e crianças, e tranquilidade para os pais. Nossa previsão é de que em breve o número de câmeras chegue a 800, consolidando nosso município como referência em segurança pública”, garante Thomaz.

De acordo com dados de segurança pública de 2024, fornecidos pela Secretaria Municipal de Segurança (Semuseg), Guarda Municipal (GM-SJP) e a Muralha Digital, o investimento feita pela administração pública tem gerado resultados significativos. Nesse ano, foram registrados 20.868 boletins de ocorrência (BO), com destaque para 4.379 ocorrências relacionadas à perturbação da tranquilidade, 1.322 atendimentos em casos de violência doméstica e 962 encaminhamentos à delegacia.

A Guarda Municipal também prestou apoio a outros órgãos em 617 ocorrências e cumpriu 140 mandados judiciais. Outros dados importantes incluem a recuperação de 125 veículos, a apreensão de 13 armas de fogo e 93 flagras de descarte irregular de lixo, evidenciando a atuação proativa dos agentes de segurança pública.

Um dos resultados mais positivos está na diminuição dos índices de crimes, conforme uma análise comparativa entre os meses de janeiro a agosto de 2023 e 2024. Em relação aos furtos, houve uma queda de 22,43%, enquanto os roubos caíram 39,36%. “Esses números refletem o impacto positivo da modernização da infraestrutura de segurança da nossa cidade, que além das câmeras, conta com operações conjuntas entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e outros órgãos”, enfatiza o secretário Thomaz.

Os investimentos em tecnologia feitos pela Prefeitura de São José dos Pinhais garantem a efetividade do trabalho da segurança pública, que se reflete no cotidiano da cidade. Desde que começou a ser implantada, em agosto de 2023, a Muralha Digital vem desempenhando um papel importante no monitoramento de diversas situações suspeitas, como tráfico de drogas, com 174 atendimentos registrados.

Em novembro, a Muralha Digital flagrou o abandono de dez cães, sendo oito filhotes e dois adultos, em uma via monitorada. Graças à tecnologia avançada, foi possível identificar a placa do veículo e o reconhecimento rápido do infrator. O responsável pelo abandono é um morador de Curitiba e será penalizado administrativamente pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de São José dos Pinhais e pode responder civil e criminalmente. Além disso, terá de arcar com os custos dos cuidados fornecidos aos animais pelo município.

A integração entre a Muralha Digital e a Guarda Municipal, bem como o uso de tecnologia de ponta, tem sido determinante para os avanços registrados, proporcionando um ambiente mais seguro para todos os cidadãos.