Grande Curitiba

Defesa Civil de São José dos Pinhais promove campanha de arrecadação para ajudar afetados pela fortes chuvas

9 de dezembro de 2024 às 15:23
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Uma campanha de arrecadação de donativos está sendo promovida pela Defesa Civil de São José dos Pinhais (DC-SJP) para ajudar famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingem toda a região desde o último sábado (07). A DC-SJP solicita a colaboração da população para doações de água potável e produtos de higiene e limpeza.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Duarte, orienta que as doações podem ser entregues no 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, na sede da Defesa Civil ou em qualquer uma das subprefeituras da cidade. “Quem tiver condições de realizar doações, nos ajudará a atender a população afetada. Os donativos podem ser entregues nos pontos de arrecadação que já estão em funcionamento”, afirma.

Até o momento, cerca de 50 famílias que residem em áreas de ocupação irregular no Jardim Independência estão enfrentando alagamentos. A Prefeitura disponibilizou um local para abrigo temporário, mas as famílias optaram por permanecer em suas residências por motivos pessoais.

Além disso, bairros como Jardim Modelo, Nemari e Colônia Mergulhão também foram afetados pelas chuvas intensas. A Defesa Civil também registrou cerca de 15 ocorrências de queda de árvores em diferentes pontos do município. As equipes estão mobilizadas para atender a essas situações, minimizando os danos e buscando resolver os problemas o mais rápido possível.

Para prestar suporte imediato às comunidades afetadas, foram entregues aproximadamente 500 refeições (marmitas), mais de 200 rolos de lona e 15 colchões para moradores do bairro São Judas Tadeu. Além disso, em parceria com a Sanepar, um caminhão-pipa foi enviado para ajudar a suprir as necessidades de água na região.

Tempo segue chuvoso

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão é de que as chuvas de intensidade moderada e forte sigam ocorrendo ao longo desta segunda-feira (9), e devem persistir durante toda a semana. Moradores em situação de risco podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 0800 153 0800, que segue à disposição para atender prontamente qualquer necessidade.

A Defesa Civil reforça a importância de a população tomar medidas de precaução e estar atenta às orientações das autoridades locais. Confira, abaixo, as principais dicas de segurança para quem mora em áreas de risco ou está enfrentando situações de alagamento:

  • Desconecte aparelhos elétricos das tomadas para evitar riscos de curto-circuito ou até mesmo incêndios.
  • Durante tempestades com descarga elétrica, evite o uso de dispositivos como telefones celulares (especialmente se estiverem carregando), batedeiras, chuveiros e secadores.
  • Caso a água comece a entrar em sua residência, a melhor medida é elevar os móveis e remover alimentos e documentos de prateleiras mais baixas.
  • Nas vias públicas, os motoristas devem redobrar a atenção, mantendo os faróis ligados e diminuindo a velocidade.
  • Se a chuva estiver muito intensa, é recomendado reduzir a visibilidade e parar o carro no acostamento, evitando ficar sob árvores ou em postos de gasolina para prevenir riscos de quedas de galhos ou estruturas metálicas.
  • A Defesa Civil aconselha a todos que evitem passar por cima de áreas alagadas, uma vez que a chuva pode ter causado a formação de buracos.
  • Quando a chuva passar, limpe minuciosamente utensílios, objetos e cômodos que tenham entrado em contato com a água, a fim de prevenir doenças. Esta medida é fundamental para manter a saúde e bem-estar de todos.

Locais para entrega das doações

  • 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros – São José dos Pinhais (Avenida Rui Barbosa, nº 4995 – Iná)
  • Defesa Civil de São José dos Pinhais (Rua Porto Alegre – nº. 138 – Ouro Fino)
  • Subprefeitura Afonso Pena (Rua Prof. Lourdes Grutter Bonin, nº 100, esquina com Almirante Alexandrino – Parque da Fonte)
  • Subprefeitura Borda do Campo (Estrada da Roseira, nº 5800 – Borda do Campo)
  • Subprefeitura Guatupê (Praça da Juventude, s/nº – Guatupê)
  • Subprefeitura São Marcos (Praça Manoel Alves Pereira – Rua Sezinando Ferreira da Cruz, nº 550 – São Marcos)
  • Subprefeitura Murici (Rua Doutor Murici, nº 3421 – Costeira)