Cursos gratuitos de Braille e Sorobã têm inscrições abertas no CEMAEE Anne Sullivan

COM ASSESSORIAS – Como forma de promover o aprendizado e a inclusão em São José dos Pinhais, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed), oferece cursos gratuitos de Braille e Sorobã à população. As aulas serão ministradas no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Anne Sullivan (CEMAEE), e as inscrições ficarão abertas até o dia 30 de abril.
O Braille é um sistema de escrita tátil, feito em papel ou outro material em relevo, utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Ele contribui para que deficientes visuais possam alcançar uma rotina mais independente, sendo uma forma de inclusão social. Esse processo é amplamente utilizado em todo o mundo e, além de letras e números, inclui símbolos, sinais de pontuação e outros elementos que ajudam na compreensão da mensagem. Para participar, é necessário preencher o formulário, clicando aqui.
O Sorobã é reconhecido como recurso educativo específico para aprendizagem de cálculos matemáticos por estudantes com deficiência visual no Brasil. Teve sua origem no ábaco, que é um instrumento de cálculo característico dos povos orientais. Auxilia na construção do raciocínio lógico para a resolução de problemas. Para participar, é necessário preencher o formulário, clicando aqui.
As aulas de Braille e Sorobã serão ministradas nas segundas-feiras entre os dias 5 de maio e 7 de julho, das 18h às 20h, no Anne Sullivan. Serão 10 encontros, somando 30 horas de aula, mais as atividades complementares.
O CEMAEE também oferece aulas de mobilidade, orientação e estímulo visual a alunos com baixa visão ou cegos. Nesses casos, para participar de um ou mais programas, é obrigatório possuir laudo de oftalmologista ou neurologista. O Centro Municipal também realiza avaliação de alunos encaminhados por escolas e dá auxílio aos profissionais de educação das outras unidades.
Para mais informações, entre em contato com o CEMAEE Anne Sullivan pelo e-mail [email protected] ou telefone (41) 3381-6935.