Educação, obras e saúde lideram demandas da população em consultas públicas de São José dos Pinhais

COM ASSESSORIAS – Durante o mês de março, a Prefeitura de São José dos Pinhais promoveu uma série de consultas públicas com o objetivo de ouvir a população sobre as principais necessidades da cidade. A iniciativa, conduzida pelas Administrações Regionais e pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Semplade), reuniu 1.185 participantes — sendo 650 em seis encontros presenciais, 527 na consulta on-line e 8 por e-mail.
Entre os temas propostos, os mais apontados pela comunidade foram educação, obras e saúde. Segundo a organização, as informações coletadas serão fundamentais para o planejamento de ações, investimentos futuros e desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e alinhadas com a realidade de cada bairro.
Abaixo, confira as principais demandas levantadas por região:
São Marcos
A comunidade destacou a necessidade de pavimentação de calçadas, ampliação do quadro de profissionais na Unidade Básica de Saúde (UBS), extensão do horário de atendimento até às 22h e a criação de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
Guatupê
Os moradores solicitaram melhorias no saneamento básico, manutenção de vias e calçadas e reforço no número de profissionais nas Unidades de Saúde (UBS’s) locais.
Afonso Pena
As prioridades incluíram pavimentação de ruas, mais médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região e agilidade nos atendimentos, além de campanhas de conscientização sobre coleta seletiva e ampliação dos dias de coleta de lixo.
Centro
A população pediu mais segurança, com câmeras de monitoramento e vigilância no entorno do Colégio São Cristóvão, além de atendimento humanizado nas unidades de saúde. Também houve demanda por mais especialistas, expansão de escolas e CMEIs e políticas de inclusão escolar.
Borda do Campo
Entre os pedidos estão a criação de um centro de convivência para idosos, extensão do horário da UBS Martinópolis até às 22h, ampliação do quadro médico, presença da Guarda Municipal em áreas afastadas, instalação de câmeras de segurança, pavimentação, creches e transporte escolar direto para moradores do Alto da Serra.
Murici
A população sugeriu a criação de um ginásio de esportes no Barro Preto/Costeira, parque ou praça na região do Del Rey, manutenção e ampliação das academias ao ar livre, além de pavimentação asfáltica e alargamento de vias.
Consulta on-line
Nas contribuições digitais, destacaram-se demandas como mais linhas de ônibus nos trajetos do Centro para os bairros Colônia Rio Grande e Borda do Campo, construção de novas unidades de saúde em áreas estratégicas, revitalização de calçadas e da rede de esgoto nos bairros Bandeirantes e Zaniolo, novos CMEIs, políticas públicas voltadas aos idosos e mais praças e parques.