Abertas as inscrições para a 9ª Caminhada na Natureza – Circuito Colônia Marcelino

COM ASSESSORIAS – Já estão abertas as inscrições para a 9ª edição da Caminhada na Natureza – Circuito Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais. Promovido pela Secretaria de Turismo (Setur), o evento será realizado no dia 17 de agosto, domingo, com saída do Salão de Eventos da Capela São Pedro (Rua Antônio Claudino Sobrinho, n.º 176 – Colônia Marcelino). A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas clicando aqui.
Com dois percursos em meio à paisagem rural da cidade, a caminhada proporciona contato com a natureza, prática de atividade física e uma experiência turística diferenciada.
O credenciamento dos participantes acontecerá das 7h às 9h, sendo obrigatório o cadastro prévio no site oficial. Os inscritos devem procurar a área de “inscrições antecipadas” para retirada da pulseira de participação. A largada será às 8h, com previsão de encerramento até as 13h.
Não há taxa de inscrição, mas a Setur solicita, de forma voluntária, a doação de 1 kg de alimento não perecível ou de 1 litro de leite, que será destinado a instituições beneficentes do município.
Percursos
Os interessados poderão escolher um dos percursos disponíveis, sendo um de 13,2 km e outro de 5 km, ambos com nível de esforço avançado. Os trajetos incluem trechos de mata, subidas e descidas, obstáculos naturais, estradas rurais pavimentadas e não pavimentadas, além da passagem por propriedades locais.
Estrutura e segurança
Haverá estacionamento para veículos e pontos de apoio com água ao longo do percurso. Além disso, uma infraestrutura completa, com veículos de apoio para resgate, ambulâncias e a Guarda Municipal estará à disposição.
Orientações aos participantes
– Leve sua caderneta do IDR para carimbo do passaporte;
– Traga garrafinha de água – haverá locais para reabastecimento;
– Alongue-se antes e depois da caminhada;
– Use roupas leves, calçado adequado e boné ou chapéu;
– Utilize protetor solar e repelente;
– Evite refeições pesadas antes da atividade;
– Mantenha a hidratação durante todo o trajeto;
– O percurso não é adequado para carrinhos de bebê ou cadeiras de rodas;
– Tenha atenção redobrada ao atravessar pontes, trilhas e áreas de mata, principalmente com crianças.
Alimentação
Durante o evento, haverá café da manhã e almoço à venda no salão da igreja, além da comercialização de produtos coloniais por produtores locais.