Mais de 3 mil agricultores impulsionam a economia e fortalecem a área rural de São José dos Pinhais

COM ASSESSORIAS – A agricultura é um dos pilares da economia e da identidade cultural de São José dos Pinhais. Atualmente, o município conta com 3.229 produtores rurais cadastrados no SEFANET (sistema da Receita Estadual para emissão de notas fiscais), que desempenham papel fundamental nas atividades econômicas do município.
Nesta segunda-feira (28), é celebrado o Dia do Agricultor e a Prefeitura destaca a importância da classe para o desenvolvimento do município. De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Gastão Vosgerau, a atuação desses agricultores garante o destaque a cidade.
“Graças aos nossos produtores, São José dos Pinhais é a cidade com maior produção agrícola da Região Metropolitana de Curitiba e a segunda maior produtora de morangos do Estado do Paraná”, afirma o secretário.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), em 2019, a produção de hortaliças no município movimentou aproximadamente R$ 528 milhões.
Exemplo de dedicação ao campo e à produção de alimentos, o agricultor familiar Hamilton Possebon, de 71 anos, é reconhecido como o produtor mais antigo em atividade na Ceasa do Paraná.
Nascido e criado em São José dos Pinhais, Hamilton atua há mais de cinco décadas na agricultura e considera a profissão essencial para a sociedade.
“Se o agricultor não produz, ninguém come”, resume Possebon. Mesmo diante dos desafios diários, o agricultor destaca o orgulho de estar em constante contato com a terra e a natureza. “Faça chuva ou faça sol, de madrugada até o anoitecer, estamos sempre trabalhando”, completa.
Apoio ao agricultor
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Semag, oferece diversos serviços de apoio e incentivo aos produtores rurais. Confira alguns dos principais programas e iniciativas:
Cadastro e emissão de notas fiscais do produtor rural
O setor é responsável pelo cadastramento e impressão de notas fiscais, além de auxiliar os produtores no acesso ao sistema Receita Paraná, que emite as notas fiscais eletrônicas. Essas ações são essenciais para garantir a conformidade fiscal e possibilitam o acesso a programas de apoio oferecidos pela Secretaria.
Ilha Verde de Produção Orgânica
Resultado de uma parceria entre a Semag e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o programa é regulamentado pela Lei Municipal nº 1.738/2011 e oferece acompanhamento técnico durante todo o processo de certificação de produtos orgânicos. A certificação agrega valor aos produtos e amplia a competitividade no mercado. Em uma década, o Tecpar certificou 271 produtores orgânicos no município.
Programa Plante Mais
Instituído pela Lei Municipal nº 1.737/2011, o programa fornece mudas de morango com subsídio de até 80% do valor, além de sementes de milho e forrageiras. Desde sua criação, mais de 1,5 milhão de mudas das variedades San Andreas e Albion foram distribuídas, fortalecendo a produção e impulsionando o turismo rural por meio das propriedades do modelo “colha e pague”.
Terra Fértil
Com o objetivo de promover o uso sustentável do solo, o programa oferece até duas análises de solo por ano para cada produtor. Caso a análise indique necessidade de correção da acidez, são disponibilizadas até 30 toneladas de calcário por produtor, ao custo simbólico de R$ 10 por tonelada (frete por conta do agricultor). Em 2024, o programa atendeu 140 ordens de serviço e distribuiu mais de 2.400 toneladas de calcário.
Com esses e outros programas, a administração municipal reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do município.