Grande Curitiba

Abril Verde: “trabalhe com segurança. Há sempre um abraço esperando você em casa”

Casa da Cultura recebe hoje um evento sobre medidas de segurança no âmbito profissional, justamente nesta data de conscientização. Vigilância em Saúde do Trabalhador destaca números alarmantes no Brasil e aqui no município
28 de abril de 2023 às 16:33
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Esta sexta-feira, 28 de abril, marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, também a lei 11.121/2005 estabelece hoje como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Todo esse destaque é pelos números de acidentes e pela quantidade de perdas relacionadas aos agravos, infelizmente.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), atualmente, entre mais de 200 países, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking das nações que mais registram mortes durante atividades laborais. Já o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho revelou que, apenas em 2021, foram registradas 571,8 mil notificações de acidentes de trabalho (CAT) e 2,5 mil notificações de acidentes de trabalho com óbito (CAT) no Brasil.

Aqui no município também há dados espantosos. De acordo com a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) de Campo Largo, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, entre 2019 e 2022 foram registradas 16 notificações (SINAN) de acidente de trabalho com óbito no município. Entre os trabalhadores mais atingidos estão os profissionais da área da saúde, os alimentadores de linha de produção e ceramistas. Em destaque, as partes do corpo mais frequentemente atingidas são os dedos, mãos e pés.

“São números que chamam atenção para a magnitude do problema e para como a promoção e criação de uma cultura de segurança e saúde pode ajudar a reduzir o número de mortes e lesões relacionadas ao trabalho. A intenção é que possamos alcançar cenários onde a maior prioridade seja a vida, saúde e prevenção”, aponta Viviane Janz Moretti, diretora da Vigilância em Saúde de Campo Largo.

Abril Verde – A VISAT de Campo Largo fomentou, ao longo deste mês, a campanha “Não existem super-heróis na vida real! Trabalhe com segurança. Priorize a vida”, defendendo a cultura nacional de segurança e saúde ocupacional, uma vez que a responsabilidade e esforço para ambientes de trabalho seguros e saudáveis deve ser de toda a sociedade. Para o convite à reflexão a campanha utilizou frases como:

“Você está seguro hoje ou apenas com sorte?”

“O cuidado de agora vale mais que o arrependimento de depois”

“Quando você joga com a segurança, você aposta com sua vida”

“Trabalhe com segurança. Há sempre um abraço esperando você em casa”

Também nesta sexta-feira (28) a VISAT promove um evento especial destinado aos profissionais da segurança do trabalho das empresas do município. Será na Casa da Cultura, a partir das 14h, reunindo representantes de órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho. O intuito é gerar conscientização, possibilitar a troca de informações para o cuidado com o ambiente de convívio laboral, e favorecer uma cultura de prevenção, segurança e saúde dos trabalhadores.

Papel da VISAT – A Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador busca atenuar ou controlar os fatores e as situações geradoras de riscos para a saúde dos trabalhadores. Para isso, está sempre em monitoramento de ocorrências de acidentes e doenças, criando estratégias de intervenção e promovendo as mudanças necessárias para eliminação e/ou correção do risco no trabalho. Em Campo Largo, as instituições de saúde têm a obrigação legal de notificar a VISAT de todos os acidentes de trabalho. O contato é pelo número (41) 3291-5004.

E para acionar o órgão ou registrar algum tipo de denúncia, ligue para a ouvidoria do SUS no número 0800 641 3377, ou abra um processo diretamente na Ouvidoria Municipal.