Grande Curitiba

Gestor e Técnica do Centro da Juventude participam de capacitação do Governo do Estado

Representantes de vários municípios foram atualizados nas metodologias de Paulo Freire, que são desenvolvidas nos Centros da Juventude. Mais de 100 pessoas participaram.
12 de junho de 2023 às 17:14
(Foto: Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Família)

COM ASSESSORIAS – O coordenador do Centro da Juventude Bom Jesus Fabiano Lapola e a educadora social Suelen Cristine Bonassoli Gefer participaram, na última terça-feira (06), de uma capacitação oferecida pela Coordenação da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Família. A capacitação aconteceu no Centro da Juventude de Pinhais.

Os gestores e as equipes técnicas de vários municípios participaram da atualização e da capacitação nas metodologias de Paulo Freire, que são desenvolvidas nos CJs. Mais de 100 pessoas participaram.

“Também trocamos muitas experiências com o pessoal dos outros municípios e já trouxemos ideias para implementar aqui”, complementa o coordenador Fabiano Lapola.

Centros da Juventude – Nos 28 Centros da Juventude do Estado são oferecidas a jovens de 15 a 29 anos atividades de cultura, lazer, preparação para o mercado de trabalho, além de cursos de capacitação profissional.

O Centro da Juventude de Campo Largo atende mensalmente 230 jovens. Para Fabiano Lapola, as atividades ofertadas são uma excelente oportunidade para eles. “Os Centros da Juventude significam uma porta de entrada para um mundo que eles não conhecem. A gente oferta atividades e cursos que muitas vezes eles não teriam acesso. É nos Centros que começamos a formar o cidadão a partir dessas oportunidades, por isso esse encontro foi importante para compartilhar novas ideias”, enfatizou.

Cidadania – Dentro desses espaços também é executado o Programa Bolsa Agentes da Cidadania, que, por meio de auxílio financeiro de R$ 306,00, incentiva que jovens, em situação de vulnerabilidade social, executem atividades de lazer e cultura, segundo suas atividades de interesse. Os recursos são oriundos do Programa Paraná Seguro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em 2023 foram atendidos 529 adolescentes e jovens, com o pagamento de 1.332 bolsas até o mês de abril.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, os encontros são uma forma de avaliar, corrigir e melhorar as políticas públicas desenvolvidas para essa área.

“Precisamos oferecer políticas públicas que despertam nos jovens a vontade de estar inserido no mercado de trabalho, de estudar, de buscar uma vida melhor. Infelizmente, temos uma faixa etária que está se desinteressando e não podemos deixá-los passar, sem agirmos”, afirmou.

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Juventude, Matheus Falasco, essa união entre Governo do Estado, Centros da Juventude e Conselho impactará diretamente a vida dos jovens. “Os gestores dos Centros têm papel muito importante, porque são eles que estão em contato direto com os jovens, lá na ponta, participando dos anseios, do dia a dia deles. O fato de estarmos capacitando-os impactará diretamente a vida dos jovens”, ressaltou.

Serviço:

Centro da Juventude Bom Jesus

Av. Ademar de Barros, 196, Bom Jesus – Campo Largo

(41) 3292-3487 | (41) 3393-2203 | (41) 99793-1907 (whatsapp)