Grande Curitiba

Salão de Artes Visuais: uma grande janela para a imaginação das crianças

As obras de arte foram expostas no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann
4 de outubro de 2023 às 16:23
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), promoveu o 6º Salão de Artes Visuais. O evento, realizado no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, entre os meses de julho e agosto deste ano, teve como objetivo divulgar a produção recente de artistas visuais, estimular a pesquisa em arte, a criatividade e o desenvolvimento artístico, além de formar um público mais crítico e revelar novos talentos.

Ao longo da exposição, um público muito diverso contemplou o trabalho de mais de 30 artistas, de vários estados do país. Mas as reações mais interessantes e surpreendentes vieram das crianças, que em grande parte tiveram, no evento, o primeiro contato com obras de arte de diferentes naturezas, de esculturas a quadros.

Entre os pequenos que visitaram o Salão de Artes Visuais, prestigiaram a exposição os alunos de Desenho da Semel, acompanhados do professor, Osmar Bortoleto Ritter Jr, que comentou a importância dessa experiência para as crianças: “Amplia o olhar deles, começam a tornar melhor a percepção dentro do mundo do universo da arte, e é muito interessante a reação que eles têm ao se deparar com a obra. Principalmente após a explicação, a interatividade sempre acontece”, acrescenta Osmar, que também expôs uma obra no evento.

Uma de suas alunas, Lavínia, de 8 anos, ficou com os olhinhos brilhando enquanto apreciava as obras: “Estar aqui me traz muita alegria, porque é o meu primeiro ano na aula de desenho e eu posso pegar a inspiração de algumas artes e fazer um desenho”, ressalta a jovem moradora do bairro Estância Pinhais.

Será que entre os alunos que visitaram a exposição sairá algum artista? Não temos como saber. Mas certamente as mentes deles foram abertas para o amplo universo das artes, um terreno fértil para os pequenos deixarem, ainda mais, a imaginação fluir.