Grande Curitiba

Profissionais da Educação e quase 2 mil estudantes da rede municipal participam do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2023

O Saeb surgiu no país em 1990 e ocorre a cada dois anos. Escolas privadas também podem fazer parte da avaliação
24 de outubro de 2023 às 16:43
(Imagem: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Teve início nesta segunda-feira (23), em todo o país, a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2023 (Saeb). Na rede municipal de ensino de Araucária, estão previstas 78 aplicações de questionários e testes com 1.950 estudantes do 5º ano. Alunos do 2º ano e crianças da educação infantil, da rede municipal, dessa vez não foram selecionados para a avaliação que visa levantar dados sobre a qualidade da educação básica em todo o país. Gestores e profissionais da Educação também participam dessa avaliação. O Saeb surgiu no país em 1990 e ocorre a cada dois anos. Escolas privadas também podem fazer parte da avaliação.

Todo esse processo nacional é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o instituto, “a avaliação compreende que a qualidade do ensino está ligada a vários fatores”. Entre as dimensões de qualidade da educação básica avaliadas estão o atendimento escolar; o ensino e aprendizagem; a gestão, o investimento e os profissionais da Educação.

Os questionários são respondidos por secretário municipal de Educação, diretores de escola, alguns professores de turmas/disciplinas e os alunos participantes. No caso dos estudantes, o questionário é em papel. Para os outros públicos, ocorre via internet.