Grande Curitiba

Evento promove reflexões sobre saúde mental e racismo em Araucária

Conversando sobre Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi o tema do encontro em alusão ao Mês da Consciência Negra
1 de novembro de 2023 às 11:29
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Na manhã desta terça-feira (31) o anfiteatro da Prefeitura de Araucária foi palco de um evento marcante em alusão ao Mês da Consciência Negra. O evento intitulado “Conversando sobre Política Nacional de Saúde Integral da População Negra” reuniu profissionais de saúde da rede municipal para discutir questões relacionadas à saúde mental e ao impacto do racismo na saúde da população.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), por meio do Departamento de Atenção Psicossocial (DAPS), com o objetivo principal de qualificar a Rede de Atenção Psicossocial e promover ações de promoção e prevenção em saúde mental com foco na comunidade negra. Além disso, destacou a importância de abordar o racismo como um determinante social de saúde, que afeta profundamente o bem-estar e a saúde mental da população negra.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a palestra ministrada por Alaerte Leandro Martins, uma figura renomada na área da saúde e militante pelos direitos das mulheres negras. Integrante da Rede Mulheres Negras, enfermeira e especialista em obstetrícia, Martins é doutora em saúde pública pela USP e fundadora da Associação Pelourinho da Lapa.

A palestra de Martins abordou a complexa relação entre saúde e racismo, destacando como as experiências de discriminação racial podem impactar profundamente a saúde da população negra. Ela enfatizou a necessidade de políticas de saúde que sejam sensíveis às questões raciais e que promovam a equidade no acesso aos serviços.

O evento também contou com a participação ativa de profissionais de saúde da rede municipal de Araucária, que compartilharam suas experiências e conhecimentos, buscando aprimorar o atendimento à população negra e promover a inclusão de abordagens antirracistas em suas práticas.