SOMANDO FORÇAS: ‘Avançaraucária’ ampliará sua composição; Tecpar estará entre os novos membros

COM AO Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária, conhecido por ‘Avançaraucária’, vai ampliar a sua composição em breve. Com isso, o conselho, que conta com representantes de instituições públicas e privadas, deve ganhar ainda mais importância e força. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é uma das novas instituições cotadas fazer parte do conselho. Nesta quarta-feira (08), o campus Araucária do Tecpar sediou uma reunião do Avançaraucária, na qual o instituto manifestou o interesse em ser membro do conselho. Empresas e instituições de ensino também são cotadas para ingressarem como novos membros.
O Avançaraucária é o resultado de um intenso trabalho de mobilização realizado ao longo de um ano (2018/2019) pela Prefeitura, Câmara Municipal, Aciaa, Aeciar e Sebrae. Na reunião desta quarta-feira, ocorreu também a eleição da presidência e do comitê gestor. O novo presidente do conselho é o empresário Juscelino Katuragi, que participou ativamente da mobilização e criação do conselho, quando então presidente da Associação comercial (Aciaa). O procurador geral do município, Simon de Quadros (da Prefeitura), Ricardo Escher (da OAB Araucária), Fanny Busato (da AECIAR) e Luis Zaia (do SEBRAE) também foram eleitos para o comitê gestor.
A lei n° 3.484, de 13 de junho de 2019, instituiu o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária. Conforme esta lei, o Conselho tem caráter deliberativo e consultivo “para elaborar e monitorar o planejamento estratégico, formular e fazer executar as políticas, programas e projetos voltados ao desenvolvimento econômico sustentável do Município”. A alteração na composição dos membros do Avançaraucária depende de uma alteração na lei.
Conforme previsto em lei, a plenária do Avançaraucária, órgão máximo do conselho, iniciou com 22 membros e atualmente conta com 26 representantes. Além da Prefeitura e da Câmara Municipal, há representantes do Setor de Construção Civil (indicado pelo SINDUSCON), do Setor de Saúde da iniciativa privada, de Educação da iniciativa privada, da OAB Araucária, de instituição de Ensino Superior, do SEBRAE, da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (ACIAA) e da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (AECIAR).
TECPAR – O Tecpar é um instituto de ciência e tecnologia, vinculado ao Governo do Estado, que tem como missão “atuar em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, na Produção e Soluções Tecnológicas, que agreguem valor aos clientes e à sociedade”. Em Araucária, o Tecpar possui o Centro de Experimentação Biológica. Segundo a instituição, há planejamento para, “no futuro, abrir uma unidade da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) e atrair empresas parceiras para instalação no campus, que compõem o Parque Tecnológico da Saúde”.