Grande Curitiba

Cerimônia de aposentadoria reúne 34 servidores da Prefeitura de Curitiba em clima de alegria

5 de abril de 2024 às 11:03
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A cerimônia de aposentadoria do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), realizada nesta quinta-feira (4/4), no Palácio 29 de Março, no Centro Cívico, teve 34 profissionais homenageados. O encontro, que reúne novos aposentados todos os meses, é uma apresentação de importantes informações aos profissionais e também uma celebração pelo ciclo encerrado.

Para a enfermeira Maria Helena Mattano, 74 anos, essa é mais uma etapa de vida vencida. “Estou um pouco apreensiva, gostava muito do meu trabalho e não temos mais o compromisso do dia a dia. Mas, tenho uma viagem marcada para a Itália já”, relata.

Eni Martins de Almeida, 62 anos, que trabalhava como educadora social da Fundação de Ação Social (FAS), está animada com a aposentadoria. “Quero fazer parte de uma ONG e organizar um grupo de idosas perto de onde eu moro, no Sítio Cercado”, diz.

Já Leocadia Maria Farinon, 64 anos, está aposentada há 2 anos e 4 meses. Ela conta que não foi à cerimônia na época da aposentadoria por causa da pandemia de coronavírus. Nesse período, Leocadia conseguiu cuidar da saúde e da família. “Essas são as minhas prioridades. Ajudo meus familiares, faço exercícios físicos, fisioterapia, acupuntura e também passeio bastante”, explica.

Os guardas municipais Maurício José Barbato, de 62 anos de idade e mais de 20 na Prefeitura, e Antônio Carlos Rodrigues, 64 anos e 32 anos e meio de trabalho no Município, conversaram sobre o futuro.

Maurício refletiu sobre os desafios que enfrentou desde quando ingressou na Prefeitura. “Entrei com 42 anos, eu já não era tão jovem. Agarrei aquela oportunidade com muita vontade”, lembra ele, que planeja fazer a primeira viagem internacional “pra valer”. Ele quer visitar a filha que mora na Austrália. “A primeira viagem longa que vou fazer vai ser na aposentadoria. Internacional, eu só fui para o Paraguai, que não conta”, brinca.

Os dois servidores avaliam que valeu a pena a trajetória profissional no Município. “Eu faria tudo de novo”, resume Antônio. “Mas para mim, ainda não caiu a ficha. Quero aproveitar bem esse tempo que vou ter. Na carreira da Guarda Municipal não temos feriadão, então penso em viajar mais agora que terei mais liberdade”.

A servidora aposentada do IPMC Joana Sirlei de Morais Ditzel, 62 anos, levou alguns dos colegas à cerimônia.

Coisas práticas

Durante a reunião, a gerente de Relacionamento do IPMC, Danielle Sass, falou do pagamento da aposentadoria, licença-prêmio, dos diversos serviços e informações disponíveis no site do IPMC. “O importante é protocolar o pedido com antecedência. Aqueles que não fruíram da licença, quando se aposentam, têm que fazer a solicitação em até cinco anos para que não percam o direito ao pagamento”, alertou.

Ela ressaltou a importância da prova de vida para que os aposentados tenham sempre garantido o pagamento do benefício. Os aposentados de abril têm a prova de vida válida até março de 2025. Pelo portal do IPMC é possível conferir a validade.

A representante da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC) Maria Liane Brun explicou quais são os programas oferecidos pela associação, como viagens e aulas de inglês. “São várias atividades que te ajudam a desfrutar uma vida plena e enriquecedora”, afirma.

Autocuidado

O diretor do IPMC, Hélio José Pizzatto, assegurou aos servidores que eles terão a tranquilidade de receber o benefício. “Nós criamos no IPMC um modelo de gestão previdenciária que tem dado certo. Anualmente reavaliamos os cálculos atuariais que levam em conta a expectativa de vida dos servidores ativos, que um dia vão se aposentar, e os que já são aposentados ou pensionistas”, explicou.

“Agora é hora de vocês cuidarem de vocês”, declarou o diretor. “E deem um jeito de fazer atividades físicas para que desfrutem com segurança, conforto, felicidade e saúde”, completou.