Grande Curitiba

Estudantes lotam Teatro do Paiol na etapa final das Audiências da Juventude

4 de julho de 2024 às 11:05
(Foto: Rafael Silva)

COM ASSESSORIAS – O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou nesta quarta-feira (3/7), no Teatro do Paiol, da etapa final da Audiência da Juventude de Curitiba, para apresentação das devolutivas das reuniões organizadas nas dez regionais da cidade, entre março e junho de 2024.

No auditório lotado, formado por 160 estudantes de dez colégios estaduais da cidade, Pimentel destacou a importância dos encontros com os jovens para compreender e formatar as próximas ações públicas da gestão.

“Isso aqui é o Fala Curitiba Jovem para a construção da política pública de Curitiba para os próximos anos”, afirmou Eduardo Pimentel.

“O Fala Curitiba são as audiências públicas feitas por nós, desde 2017, quando eu, o prefeito Rafael Greca, a nossa equipe, promovemos encontros pela cidade e neles foram votadas as prioridades pelas comunidades, como acontece aqui”, comparou ainda o vice-prefeito.

Na audiência, Pimentel também parabenizou os estudantes pela presença no evento e a participação contínua no programa. “Parabéns por virem aqui trazer ideias e sugestões levantadas nas audiências. Isso que nós precisamos, construir a cidade com vocês”, reforçou.

Prioridades e devolutivas

A Audiência da Juventude de Curitiba é promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), por meio da Assessoria de Juventude. A ação conta ainda com a parceria da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Na prática, as audiências jovens, assim como o programa Fala Curitiba, concentram as principais necessidades e prioridades apontadas pelos estudantes, em cada regional, durante os encontros públicos.

Na etapa final, promovida no Teatro do Paiol, foram apresentadas as devolutivas de cinco eixos principais em diferentes áreas importantes: empreendedorismo, empregabilidade ou primeiro emprego, qualificação profissional, saúde e educação.

“Temos outras demandas comunitárias mais gerais indicadas pelos jovens na iluminação pública, segurança, a questão da saúde mental, por exemplo, como pauta também da comunidade”, destacou ainda Helton Stais, diretor da Juventude da Smelj.

Cronograma

Os encontros ocorreram em dez escolas estaduais, uma em cada regional de Curitiba, para definir as demandas e as soluções aos problemas levantados pelos estudantes com idade entre 15 e 17 anos, do ensino médio. “Em um primeiro momento, os alunos debatem os eixos, levantam as problemáticas e as soluções. Depois, nesta plenária final, fazemos um apanhado com as indicações e os resultados das dez regionais”, destacou.

Inovação

Alunas do ensino médio do Colégio Estadual Guilherme Maranhão, no Tatuquara, as gêmeas Kemily Silva dos Santos e Kauany Silva dos Santos consideram inovadoras as Audiências da Juventude de Curitiba. “São inovadoras, importantes e abertas para ouvirem as prioridades dos jovens. Por isso, consideramos muito importantes para o nosso futuro”, analisaram.

No Colégio Guilherme Maranhão, as estudantes participaram também de uma palestra sobre prevenção às drogas promovida pelo município.

Principais demandas dos estudantes indicadas e já executadas pela Prefeitura de Curitiba

TEMA 1: CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA E A REPRESENTAÇÃO JUVENIL

• Melhorar o acesso dos jovens a informações.
• Aprimorar a escuta dos jovens nos processos de gestão.
• Facilitar o acesso a oferta de oportunidades e serviços.

TEMA 2: EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZAÇÃO, TRABALHO E RENDA

• Ampliar a oferta de vagas de emprego sem exigência de experiência.
• Democratizar o acesso a cursos de qualificação pessoal e profissional.
• Aprimorar a divulgação de cursos de empreendedorismo e inovação.

TEMA 3: DIVERSIDADE, IGUALDADE, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

• Ofertar debates sobre diversidade e igualdade, envolvendo a juventude.
• Ampliar as oportunidades de inclusão às pessoas com deficiência.
• Maior participação social nos assuntos comunitários.

TEMA 4: SAÚDE MEIO AMBIENTE E DESPORTO E LAZER

• Requalificação da infraestrutura de parques e praças.
• Ampliar a abordagem sobre o tema “Saúde Mental” nas escolas.
• Divulgar campanhas sobre educação ambiental e sustentabilidade para a juventude.

TEMA 5: SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA, TERRITÓRIO E MOBILIDADE

• Ampliar o investimento na Guarda Municipal de Curitiba.
• Melhoria na iluminação pública como item de segurança nas ruas da cidade.
• Conscientizar a população sobre o combate a crimes virtuais.