Fórum Cidades Digitais e Inteligentes premia Prefeitura de Campo Largo por ação inovadora

COM ASSESSORIAS – No dia 4 de setembro deste ano, Guaratuba foi a sede do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para Prefeituras do Litoral e Região Metropolitana de Curitiba. Na ocasião, a Prefeitura de Campo Largo recebeu uma premiação pela implementação de uma ação inovadora que resulta de trabalho conjunto de diversas secretarias municipais. O município foi representado, na ocasião, pelo Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP) de Campo Largo, vinculado ao departamento de Operações e Inteligência de Segurança Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP).
Proposto pela Secretaria Municipal de Comunicação Social e Tecnologia de Informação (SMCSeTI), o projeto-piloto implementado em 4 de julho de 2024 integrará o CIOSP Campo Largo às centrais de alarmes e videomonitoramento de prédios públicos, e no momento opera em teste em uma Escola Municipal e em uma Unidade Básica de Saúde. O resultado da iniciativa foi o reconhecimento no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, onde Campo Largo recebeu o Certificado de Prefeitura Inovadora 2024.
“A intenção deste projeto é centralizar informações de segurança predial dos espaços públicos e possibilitar uma ação mais rápida das forças de segurança ou empresas contratadas”, explica Fabiano de Arruda Bianchinho, coordenador do CIOSP Campo Largo. “Desta forma é possível verificar, no Centro Integrado, as imagens em tempo real, sendo possível realizar o levantamento se o acionamento foi apenas um disparo falso ou realmente uma invasão do local”, complementa.
A premiação levou em conta a maneira como a cidade se destacou no cenário regional ao utilizar a tecnologia de forma inovadora e estratégica para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos, conforme certificação.
Ainda segundo Arruda, o próximo passo do projeto será realizar um estudo com a Administração Municipal e o Comando da Guarda Municipal para decidir as melhores práticas de estratégia e logística a serem aplicadas no atendimento dos alarmes. O intuito é expandir o projeto, gradualmente, para todos os prédios públicos municipais.