Grande Curitiba

Fórum Cidades Digitais e Inteligentes premia Prefeitura de Campo Largo por ação inovadora

Encontro voltado para as cidades da Região Metropolitana de Curitiba reconheceu atuação do centro no videomonitoramento de prédios públicos
10 de outubro de 2024 às 14:05
(Foto: Arquivo / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – No dia 4 de setembro deste ano, Guaratuba foi a sede do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para Prefeituras do Litoral e Região Metropolitana de Curitiba. Na ocasião, a Prefeitura de Campo Largo recebeu uma premiação pela implementação de uma ação inovadora que resulta de trabalho conjunto de diversas secretarias municipais. O município foi representado, na ocasião, pelo Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP) de Campo Largo, vinculado ao departamento de Operações e Inteligência de Segurança Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP).

Proposto pela Secretaria Municipal de Comunicação Social e Tecnologia de Informação (SMCSeTI), o projeto-piloto implementado em 4 de julho de 2024 integrará o CIOSP Campo Largo às centrais de alarmes e videomonitoramento de prédios públicos, e no momento opera em teste em uma Escola Municipal e em uma Unidade Básica de Saúde. O resultado da iniciativa foi o reconhecimento no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, onde Campo Largo recebeu o Certificado de Prefeitura Inovadora 2024.

“A intenção deste projeto é centralizar informações de segurança predial dos espaços públicos e possibilitar uma ação mais rápida das forças de segurança ou empresas contratadas”, explica Fabiano de Arruda Bianchinho, coordenador do CIOSP Campo Largo. “Desta forma é possível verificar, no Centro Integrado, as imagens em tempo real, sendo possível realizar o levantamento se o acionamento foi apenas um disparo falso ou realmente uma invasão do local”, complementa.

A premiação levou em conta a maneira como a cidade se destacou no cenário regional ao utilizar a tecnologia de forma inovadora e estratégica para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos, conforme certificação.

Ainda segundo Arruda, o próximo passo do projeto será realizar um estudo com a Administração Municipal e o Comando da Guarda Municipal para decidir as melhores práticas de estratégia e logística a serem aplicadas no atendimento dos alarmes. O intuito é expandir o projeto, gradualmente, para todos os prédios públicos municipais.