Ação levou diversão e alegria às crianças do Quilombo Palmital dos Pretos
COM ASSESSORIAS – No dia 15 de outubro a Prefeitura de Campo Largo realizou uma importante ação na comunidade quilombola Palmital dos Pretos, localizado no interior do município. O evento visou comemorar o Dia das Crianças e aconteceu por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Esporte, Lazer e Cultura.
Durante todo o dia, a Cozinha Comunitária do Quilombo Palmital foi o centro de diversas atividades, muitas voltadas para as crianças da comunidade. Entre elas tivemos a distribuição de pipoca e algodão-doce, assim como a disponibilização de brinquedos infláveis e cama elástica.
Aproximadamente 85 crianças tiveram a oportunidade de participar de gincanas e oficinas de pintura facial, além de receberem um kit composto por dois brinquedos e duas peças de roupas novas, doadas pelo Provopar.
Livros – Além da contação de histórias, a Secretaria de Educação realizou a oficina “Ler em Público” para jovens e adultos interessados em seu próprio aprimoramento na arte de ler em voz alta para diversos públicos e/ou em ler histórias para crianças. No fim, houve a disponibilização do pré-lançamento do livro Cadê a Perna do Pererê?
A obra conta a história de Sofia, menina leitora preta. Ao descobrir que o mito Saci Pererê não tem uma perna, pede ao Negrinho do Pastoreio, outro personagem do folclore brasileiro, que vá em busca do membro perdido. Ao final da história, revela-se que Sofia, assim como o Saci, também teve uma perna amputada, o que não a impede de viver com alegria, utilizando os recursos da ciência para uma vida permeada de atenção, afeto e imaginação, como é o direito de qualquer criança.
Esse Projeto foi aprovado com o apoio da Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Educação e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura – Governo Federal.
Ações para todos – Embora o dia tenha sido dedicado às crianças, os adultos também puderam aproveitar algumas atividades. Dentre elas estavam as orientações de saúde bucal e da mulher, parte da campanha do Outubro Rosa.
Já a Secretaria do Meio Ambiente levou a conscientização ambiental à população, assim como a importância da separação de resíduos recicláveis. A Família Eco também usou todo o seu carisma para educar a comunidade.
O Provopar organizou um varal social em que foram distribuídas roupas para crianças e adultos, e coube às profissionais do Salão Bela Rosa contribuir atendendo homens e mulheres, com cortes de cabelo, escovas e sobrancelha.