Grande Curitiba

Desenvolvimento da fala será tema do Encontro Desvendando o Autismo, em 30 de outubro

Roda de conversa com fonoaudióloga acontece na Unidade da Mulher e da Criança, com entrada gratuita
22 de outubro de 2024 às 15:56
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Na última quarta-feira de outubro, dia 30, a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza mais um encontro do programa Desvendando o Autismo.

A roda de conversa, que acontece a partir das 17h30 na  Unidade da Mulher e da Criança (UMC), será ministrada pela fonoaudióloga Gilvana Koza e terá como tema “O Desenvolvimento da fala e linguagem infantil.”

Voltado para pais, familiares e cuidadores de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o encontro não exige inscrição prévia e para participar basta comparecer ao local na data e hora marcada.

O Desvendando o Autismo é uma oportunidade para o compartilhamento de experiências e os pais de crianças com TEA esclarecerem dúvidas e dificuldades enfrentadas no dia a dia. A ocasião também possibilita que os pais e responsáveis conheçam a estrutura da UMC e os profissionais multidisciplinares que lá trabalham.

Documento de identificação – Dentre os direitos garantidos às pessoas com TEA, está a Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Emitido pelo Governo do Paraná, este é um documento nacional e contém informações de identificação da pessoa com TEA, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador. Esse instrumento visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados.

Para emitir a CIPTEA, a pessoa ou o responsável deve preencher o cadastro e anexar documentos neste link ou, em caso de dificuldade para acessar a Internet, procure um dos quatro CRAS do município, ou o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) localizado na sede administrativa da prefeitura.

Prioridade no atendimento – A Lei Municipal nº 3063, de 26 de junho de 2019, estabelece prioridade no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e é válida em estabelecimentos públicos e privados de Campo Largo. Ou seja, supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, lojas comerciais, instituições de ensino, hospitais e demais estabelecimentos de uso público. Para comprovação e aplicação da lei, o consumidor deverá apresentar declaração médica, atestando o TEA, ou a CIPTEA.

SERVIÇO:

Programa Desvendando o Autismo – “O Desenvolvimento da fala e linguagem infantil”

Palestrante: Gilvana Koza (Fonoaudióloga)

Data: 30/10

Horário: 17h30

Local: Unidade da Mulher e da Criança

Endereço: Rua Haroldo Hein, 2412 (próximo ao parque Newton Puppi)

Informações: (41) 3291-5280