Grande Curitiba

Evento “Agroindústria: da Produção à Prateleira”, no Parque Newton Puppi, reuniu 60 profissionais e 15 instituições

Campo Largo foi a anfitriã do primeiro encontro, no início deste mês, de um total de quatro. Evento discutiu capacitação e perspectivas para a produção local
29 de outubro de 2024 às 16:42
(Foto: Divulgação / SMAP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, promoveu no dia 09 de outubro o primeiro encontro do evento Agroindústria: da produção à prateleira. Ele aconteceu no Casarão Histórico localizado no Parque Newton Puppi – sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – e teve a participação de cerca de 60 profissionais, com o intuito de discutir as perspectivas da agroindústria de Campo Largo e região.

Também participaram, ao todo, 15 instituições governamentais e do setor privado, além de 14 Responsáveis Técnicos (RTs) como médicos veterinários, zootecnistas, nutricionistas, engenheiros agrônomos, químicos, engenheiros de alimentos, tecnólogos em agroecologia, entre outros. Com o tema “Vamos vender mais e melhor?”, esse foi o primeiro de uma série de quatro encontros. O próximo será no dia 30 de outubro, amanhã, e apresentará a sequência das discussões iniciadas.

O evento – O encontro no início de outubro foi uma oportunidade de qualificar a produção e ampliar os mercados consumidores, valendo-se das normas legais e sanitárias de produção, em conjunto com instrumentos de agregação de valor e marketing. Foram três palestras ministradas, com os seguintes temas e especialistas: Estratégias de Valorização da Produção, com engenheiro agrônomo da Prefeitura de Curitiba e representante do GT Agroalimentar do PróMetrópole, Nivaldo Vasconcellos; Caso de sucesso da Villa Dora Alimentos, do município de Contenda, com a sócia proprietária Juanice Boszcz; e Organização de Documentos e Processos do Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (COMESP), com Fernanda Graciela Marciniuk e Daniela Cavalcante.

Além destes temas, no período da tarde as instituições participantes fizeram uma atividade de planejamento integrado para 2025, considerada pelos presentes uma inovação na estratégia de valorização da agroindústria. As instituições participantes foram: Instituto Federal do Paraná (IFPR), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR), Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná (SINDIVET-PR), Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (COMESP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato Rural, Cooperativa Agrícola Cooperlargo, e representantes das Prefeituras de Curitiba, Contenda, Balsa Nova, Piraquara e da anfitriã Campo Largo.

A última etapa dos encontros neste ano acontecerá no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, quando os participantes farão uma visita técnica durante a Feira dos Sabores, organizada pelo IDR-PR com diversos parceiros, e que congrega agroindústrias da agricultura familiar de todo o estado. Para 2025 os empreendedores e proprietários de agroindústrias (ou em processo de legalização) serão convidados a participarem também.