Grande Curitiba

Hospital e Maternidade São José dos Pinhais entra em programa do Ministério da Saúde para melhorar o atendimento

30 de outubro de 2024 às 16:31
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – O Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais (HMMSJP) entrará no programa do Ministério da Saúde, LEAN nas Emergências e será apadrinhado pelo Hospital Sírio Libanês.

Esse programa tem como objetivo mudar o cenário do Pronto Socorro (PS) do HMMSJP, que possui uma taxa de ocupação e permanência muito além do esperado, fechando mensalmente com taxas de quase 200%, uma superlotação inaceitável.

O LEAN irá rever os procedimentos, a estruturação e configuração do PS e setores anexos, como o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e a Central de Exames, mudando completamente a cultura instaurada e revertendo o quadro crítico que o hospital está inserido.

A mobilização para a inserção do programa, está acontecendo para que os pacientes tenham um tratamento mais digno e eficaz, reduzindo não apenas a espera por atendimento e a superlotação, mas a busca por vagas, leitos e espera por exames. O programa visa a busca por boas práticas, melhoria do fluxo, trazendo experiências internacionais já consagradas.

A avaliação a distância com o Ministério da Saúde começou em setembro e agora nos dias 30 e 31 de outubro, o HMMSJP recebe as equipes do Ministério e os consultores do Hospital Sírio Libanêsm, Eduardo Cervi – especialista de processos e o Dr. Gutemberg Lavoisier da crus, para dar o início definitivo no programa.

Neste primeiro momento será apresentada a realidade do hospital, dando início à fase de planejamento das estratégias, para que ao fim do programa em 2 anos, o hospital apresente uma melhora extremamente positiva nos seus indicadores e qualidade.