Grande Curitiba

Colombo encerra Outubro Rosa com atendimento a 45 mil mulheres

Ação reforça os cuidados contínuos à saúde feminina
31 de outubro de 2024 às 16:53
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Durante o mês de outubro, Colombo realizou uma campanha em prol da saúde da mulher, resultando no atendimento de aproximadamente 45 mil mulheres nas diversas unidades de saúde do município.

O balanço do Outubro Rosa divulgado pela Secretaria de Saúde reforça a importância do cuidado preventivo e da atenção integral à saúde feminina, consolidando os serviços de consulta, vacinação, exames preventivos e orientações educativas como fundamentais para o bem-estar das mulheres colombenses.

Em Unidades Básicas de Saúde, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e outros equipamentos, as mulheres tiveram a oportunidade de realizar exames preventivos, como o Papanicolau, solicitar mamografias, participar de palestras sobre saúde e bem-estar, além de ter acesso a testes rápidos e orientações sobre cuidados gerais.

“O acolhimento humanizado e a promoção de informações relevantes sobre a prevenção do câncer de mama e de outras doenças foram parte central dessa mobilização”, enfatizou a secretária da pasta, Marilda Zanoni.

Sobre a campanha

O Outubro Rosa é um movimento mundial, iniciado em 1990, para conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e dos cuidados preventivos. Em Colombo, a Prefeitura Municipal ampliou os esforços para garantir que todas as mulheres tivessem acesso a serviços essenciais de saúde, reforçando o compromisso de acolhimento e orientação.

“Nosso trabalho não se encerra em outubro. Todas as nossas unidades permanecem de portas abertas para receber as mulheres e suas famílias, incentivando a continuidade dos cuidados preventivos ao longo de todo o ano”, destaca a Secretária.

Além dos atendimentos, as ações educativas buscam sensibilizar as mulheres sobre o autocuidado e a importância de se conhecerem, alertando para sinais e sintomas que possam demandar atenção.