Grande Curitiba

Livro ‘Cadê a Perna do Pererê?’ é lançado na Casa da Cultura e distribuído na Rede Municipal de Ensino

Projeto teve apoio da Prefeitura de Campo Largo e foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura
31 de outubro de 2024 às 17:28
(Foto: Taianá Martinez e Ulisses Angelo (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A Casa da Cultura de Campo Largo foi palco nesta quarta-feira (30) do lançamento do livro infantil “Cadê a Perna do Pererê?”, da escritora Joanita Ramos com ilustrações de Márcia Szeliga. O evento contou com apresentações artísticas para um público composto por estudantes de diversas escolas municipais.

O livro – que teve o apoio da Prefeitura de Campo Largo e foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura – conta a história da menina Sophia, que ao descobrir que o Saci Pererê não tem uma perna, pede ao Negrinho do Pastoreio, outro personagem do folclore brasileiro, que vá em busca do membro perdido do Saci. O livro fala de forma lúdica sobre inclusão, sobre viver com alegria, afeto e imaginação, como é o direito de qualquer criança.

Segundo a autora, “também é objetivo do projeto valorizar a mulher nos trabalhos de autoria, ilustração e revisão de livros, a personagem feminina como protagonista, e também o protagonismo de pessoas pretas e de pessoas com deficiência”, conta. Joanita explica também que o livro é interativo: “ele vem com um encarte com adesivos para as crianças completarem as estrofes ´roubadas´ pelo travesso Saci Pererê”, diz.

Distribuição – Mil exemplares serão distribuídos aos estudantes da rede municipal de ensino. O lançamento foi realizado nos períodos da manhã e da tarde com estudantes das escolas municipais Monsenhor Ivo Zanlorenzi, XV de Outubro, José Alexandre Sávio, Vereador José Andreassa, Policarpo Miranda, Anchieta e Escola Especial Professora Neuza, que assistiram a uma apresentação de cantigas tradicionais e regionais e também a uma apresentação (a tarde) do grupo de Teatro do Centro da Juventude Bom Jesus, que falou sobre o combate ao trabalho infantil com a peça “O Tempo de Ser”.

“Foi um momento muito rico para nossas crianças, que saíram de sala de aula para vivenciar cultura e aprender a valorizar a literatura. O trabalho da escritora traz muitas temáticas importantes, como inclusão, diversidade e tradição, excelente para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, disse a secretária municipal de Educação, Dorotéa Stoco.

MPT na Escola – Aproveitando a ocasião, durante a manhã, a secretária municipal de Educação e o prefeito Mauricio Rivabem entregaram o prêmio do concurso do projeto MPT na Escola, do Ministério Público do Trabalho. Na etapa municipal, os estudantes escreveram poesias sobre a erradicação do trabalho infantil. Foram finalistas:

1º lugar: Luanna Gabrielly Santos da Silva – Escola Municipal Affonso Augusto da Cunha Filho

2º lugar: Ana Júlia Steiger dos Santos – Escola Municipal Padre Natal Pigatto

3º lugar: Laura Franqueto Crovador – Escola Municipal Sete de Setembro

4º lugar: Bernardo Netzel – Escola Municipal Anchieta

Rafaella Costa Leal – Escola Municipal Diácono Edgard Marochi

5º lugar: Laura dos Santos de Matos – Escola Municipal O Ateneu

Sophia Rafaelly Surek Matos – Escola Municipal Reino da Loucinha