Grande Curitiba

Audiência Pública vai ouvir a comunidade para a elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres

Participação da comunidade é considerada fundamental para o fortalecimento das ações em prol dos direitos das mulheres no município
4 de novembro de 2024 às 12:51

COM ASSESSORIAS – No dia 14 de novembro, às 18 horas, Araucária terá uma audiência pública para ouvir a comunidade para a construção do Plano Municipal de Políticas para Mulheres. O evento, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia, será no Anfiteatro da Unifacear (Av. das Araucárias, 3803 – Thomaz Coelho). A participação da comunidade é considerada fundamental para o fortalecimento das ações em prol dos direitos das mulheres no município.

A organização do evento é do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). O slogan da audiência pública será “Vozes Femininas, Decisões Coletivas: Construindo o Futuro da Política para Mulheres”.

PLANO MUNICIPAL
– De acordo com o COMDIM, a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres “representa o esforço conjunto do governo municipal, de instituições parceiras e da sociedade civil em identificar e enfrentar os desafios específicos que impactam a vida das mulheres”, além do compromisso com “um município onde todas as mulheres possam viver com dignidade, respeito e segurança, participando ativamente da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”.

O documento será elaborado com base em “diagnósticos e na escuta ativa das necessidades das mulheres, especialmente das mais vulneráveis”. As ações a serem propostas buscarão “responder a questões como o combate e enfrentamento à violência, o acesso à saúde integral, a inclusão no mercado de trabalho e a participação ativa das mulheres nos espaços de decisão”. Entre elas estão as ações educativas, “fundamentais para transformar comportamentos e fortalecer a consciência coletiva sobre os direitos das mulheres, ajudando a construir um ambiente social que repudia qualquer forma de discriminação e violência”, conforme definição do COMDIM.