Curitiba é eleita uma das 10 melhores cidades do mundo para visitar pela prestigiada Lonely Planet
COM ASSESSORIAS – Curitiba recebeu nesta terça-feira (5/11), em Londres (Inglaterra), o troféu de uma das dez melhores cidades do mundo para visitar em 2025. A capital paranaense foi selecionada pela prestigiada editora de guias de viagem Lonely Planet, que listou os 30 melhores destinos, entre cidades, regiões e países do mundo para turismo, em sua plataforma. Veja mais neste link.
Curitiba é o único destino brasileiro nesta lista e destacada por suas soluções urbanas inovadoras, qualidade de vida e compromisso com a sustentabilidade.
O prêmio foi entregue à presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, no primeiro dia da 44ª edição do World Travel Market London, que está sendo realizado em Londres até 7 de novembro. Cerca de 40 mil profissionais de turismo estão reunidos no Excel London. Tatiana representou o prefeito Rafael Greca na cerimônia no Reino Unido.
“Nós agora somos uma das 10 cidades que merecem ser visitadas no mundo em 2025 e um dos 30 destinos turísticos do planeta que precisam ser explorados. Nós nunca imaginaríamos isso, mas conseguimos nessa gestão graças à qualidade de vida da cidade, com o grande nome de Curitiba, com o título que temos de Cidade Mais Inteligente do Mundo, tanto em Barcelona como em Seul, e agora também com o prêmio de Comunidade Mais Inteligente do Mundo, entregue nesta semana pelo Intelligent Community Forum (IFC), também em Barcelona”, comemorou Greca.
“Na Prefeitura de Curitiba temos um profundo respeito ao povo e eu continuo achando que a cidade que não é boa para seu povo não presta para ser visitada”, completou o prefeito.
Prefeito em exercício de Curitiba durante viagem oficial de Greca à Europa, Eduardo Pimentel lembra também que, nos últimos oito anos, a capital vem investindo em ações como Destino Turístico Inteligente, o que a diferencia dos tradicionais por facilitar a interação e integração do visitante antes, durante e depois da viagem, agregando valor na experiência com o uso de metodologias e tecnologias inovadoras.
“Curitiba tem se destacado como destino turístico inteligente apostando em acessibilidade e segurança, em tecnologias que facilitam o ir e vir do turista (audioguias, totens interativos, wi-fi público e linha turismo), atrações revitalizadas e serviços articulados (gastronomia, hotelaria, receptivo e transporte)”, explica Eduardo, que tem sido vice-prefeito de Greca desde 2017.
O Destino Curitiba está presente na feira internacional no estande do Brasil. Tatiana Turra conta que, depois da premiação, já participou de reuniões com profissionais do turismo de outros países e também com Bruno Reis, diretor-geral da Embratur, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, para divulgar Curitiba e atrair visitantes.
“É uma grande oportunidade de promoção turística. Vamos desenvolver ações em parceria com a Lonely Planet e também pelo próprio município”, afirma Tatiana Turra.
Reconhecimento
A inclusão de Curitiba na lista da Lonely Planet é um reconhecimento do esforço contínuo da cidade em se consolidar como um polo turístico internacional. Nos últimos anos, a capital investiu em uma série de iniciativas voltadas à gestão turística, focando inovação e inteligência, além de promover a cidade em mercados globais.
Curitiba se destaca por sua infraestrutura de alta qualidade e seus espaços culturais e de convivência, que a tornam um destino interessante tanto para turistas quanto para seus moradores.
Com áreas verdes amplas, parques e soluções de mobilidade urbana que são referência mundial, a capital também é conhecida por seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2023, foi eleita a cidade mais inteligente do mundo, reforçando sua vocação para o uso da tecnologia em benefício da qualidade de vida.
Além disso, Curitiba tem atraído turistas pela sua variada cena gastronômica, que reflete a diversidade cultural presente na cidade, e os grandes eventos e shows nacionais e internacionais que passou a atrair após a redução do ISS para eventos (de 5% para 2%).
A região metropolitana também complementa o turismo local, com atrações como vinícolas e o famoso passeio de trem pela Serra do Mar, considerado um dos mais bonitos do mundo.