Mais de 270 produtores são beneficiados com certificação orgânica em São José dos Pinhais
COM ASSESSORIAS – Em uma parceria que já dura uma década, a Prefeitura de São José dos Pinhais e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) certificaram 271 produtores orgânicos no município, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e impulsionando a produção na região. Desde 2014, o Tecpar Certificação colabora com o programa municipal de apoio à agricultura orgânica, que oferece suporte aos produtores familiares interessados em adotar e manter as práticas exigidas para a certificação.
Entre 2014 e 2019, uma média de 17 produtores foi certificada anualmente. A partir de 2020, esse número mais que dobrou, atingindo uma média de 35 agricultores por ano. “A certificação de agricultores na produção orgânica é uma estratégia eficiente para promover o desenvolvimento regional de forma sustentável. Além de proporcionar novas oportunidades de ganhos e um grande diferencial para os pequenos produtores da cidade, a iniciativa fortalece a economia local”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.
A prefeita Nina Singer destacou a relevância do reconhecimento para os agricultores de São José dos Pinhais. “A certificação dos nossos produtores é um ganho para toda a cidade, pois promove uma alimentação mais saudável e contribui para o meio ambiente. Esse programa é uma conquista que nos orgulha, e seguimos apoiando os agricultores para fortalecer cada vez mais essa atividade tão valiosa”, finalizou.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, Alex Purkote, reforçou a importância da iniciativa. “A certificação orgânica é uma ferramenta essencial para garantir a qualidade dos alimentos e valorizar o trabalho dos agricultores. Isso proporciona ao produtor local uma comercialização diferenciada e melhora sua renda”, comentou.
Entre os produtores beneficiados está Luiz Claudio Ravaglio da Rocha, do Sítio Moradas dos Pássaros, que desde 2004 cultiva frutas, verduras e hortaliças orgânicas. “Cumprimos todo o processo de certificação, na teoria e na prática. Anotamos tudo, desde o manejo até a colheita. A produção orgânica vende muito bem, e quase não sobra nada. Ter a certificação é a base de tudo,” disse.
Como participar?
O agricultor familiar de São José dos Pinhais com produção ativa em sua propriedade, e que esteja interessado em obter a certificação, deve entrar em contato com a Divisão da Agricultura da Semag e preencher formulário de inscrição específico do programa.
Após a inclusão, ele receberá orientações para converter sua lavoura tradicional para o modelo orgânico. A participação no programa é prioritária aos pequenos produtores rurais residentes em São José dos Pinhais.
O processo de produção orgânica exige o cumprimento de legislação específica, como a não utilização de agrotóxicos, preparo e manejo corretos do solo, respeito ao meio ambiente e cuidado com a saúde do agricultor.
Assim que forem realizadas todas as adequações, as propriedades são auditadas e certificadas pelo Tecpar Certificação, e recebem o selo “Brasil Orgânico” e a marca Tecpar Cert, com despesas custeadas pela secretaria do município.