Grande Curitiba

Curso de primeiros socorros capacita produtores rurais em práticas de emergência

Secretaria de Agricultura e SENAR-PR promovem capacitação voltada à segurança e saúde no campo, com instruções de bio-segurança e simulações práticas
14 de novembro de 2024 às 16:36
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Rio Branco do Sul, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), realizou nos dias 11 e 12 de novembro um Curso de Primeiros Socorros direcionado aos produtores e trabalhadores rurais do município. O evento, realizado na Cooperativa Provale, proporcionou aos participantes uma formação completa em atendimento emergencial, abordando desde noções de bio-segurança até técnicas de transporte de vítimas e remoções de emergência.

Durante o curso, os produtores receberam treinamento em diversas áreas, incluindo a cinemática do trauma, abordagem de emergências com o protocolo X, A, B, C, D, E (sigla que representa passos críticos de atendimento), desobstrução de vias aéreas, parada cardiorrespiratória, e bandagens. Outros tópicos como queimaduras, hemorragias, choque elétrico, intoxicações, acidentes com animais peçonhentos e procedimentos para acidentes no campo também foram abordados com foco nas necessidades do ambiente rural.

Rosimeri Pedroso dos Santos, produtora do São Pedrinho Capirú e uma das participantes do curso, destacou a importância da capacitação: “Foi uma oportunidade muito valiosa. Agradeço à prefeitura e ao Senar pela organização. O instrutor foi muito profissional e esclareceu todas as nossas dúvidas, o que nos deixou confiantes para aplicar as técnicas de forma correta em uma emergência,” comentou.

Também participaram do curso produtores das localidades de Areias do Rosário, Jacaré, Campina dos Pintos e Santa Cruz, para que estejam mais preparados a lidar com situações de urgência no campo, onde o acesso imediato a serviços médicos pode ser limitado. A atividade incluiu também uma simulação geral, permitindo que os produtores aplicassem na prática os conhecimentos adquiridos, reforçando a preparação para emergências e a segurança no trabalho rural.