Grande Curitiba

Chuvas causam estragos em Campo Largo e Defesa Civil emite alerta

Choveu no município, no último fim de semana, um volume alto que pode causar deslizamentos e acidentes. E a previsão é de tempo chuvoso até a metade da semana, o que exige cautela e atenção redobrada
10 de dezembro de 2024 às 15:05
(Foto: Divulgação / Defesa Civil Campo Largo)

COM ASSESSORIAS – Desde a última sexta-feira (06) uma chuva excessiva não tem dado trégua no Sul do Brasil, e o volume das precipitações está extremo, segundo previsões já feitas anteriormente pela MetSul Meteorologia e por outros especialistas na previsão do clima. Há um aviso oficial da possibilidade de enchentes, alagamentos/inundações e deslizamentos de terras, e os dados do último fim de semana reforçaram ainda mais a preocupação com acumulados de chuva no Paraná.

Segundo o ponto da estação meteorológica localizada no bairro Rivabem, choveu em 24 horas, de sábado (07) para domingo (08), mais de 90 mm, e acumula-se nas últimas 48 horas aproximadamente 130 mm de precipitação de chuva. A previsão do tempo é de chuva ainda até pelo menos quarta-feira, dia 11 de dezembro. Sendo assim, a Prefeitura de Campo Largo, junto à Defesa Civil do município, orienta a população para atenção redobrada e cuidado com os riscos neste período de muita incidência de chuvas fortes e temporais.

No monitoramento até a meia-noite de ontem (08), a Defesa Civil de Campo Largo esteve em algumas áreas de risco de inundações e alagamentos para vistorias. São elas: Botiatuva, Campina, Itaqui, Itaboa, Jardim Social, Rivabem, Cercadinho, Rondinha e São Luiz. “Na região da Campina, que recebeu recente ponte nova, houve um aumento considerável do nível de água do rio Cambuí, somado a uma quantidade elevada de lixo que foi descartado na região e que subiu com as águas, causando muitos transtornos e contribuindo para deixar a situação mais crítica. Uma máquina da secretaria de Obras Viárias está à disposição só para atender a região, devido a esses fatores”, destaca Flávio Barszcz, secretário municipal da pasta.

Com as fortes chuvas que atingiram o município e RMC nas últimas 24 horas, o risco de deslizamento de terras aumenta, principalmente em encostas, áreas de barrancos e próximas de mananciais. O alerta também é direcionado à vazão dos rios que cortam o município. Segundo a Defesa Civil, no momento todas as áreas já vistoriadas seguem sendo monitoradas pela equipe, porém com baixo risco de alagamentos/inundação.

“Choveu bastante e vai chover mais ainda, então seguimos pedindo atenção redobrada da população, pois ainda temos riscos de inundações em diversas áreas. Estamos monitorando as áreas mais críticas e atuando em conjunto com outras secretarias municipais, com prontidão dos operadores de máquinas para ações imediatas, preparação da assistência social para atendimento à população e acolhimento, atuação das equipes de limpeza urbana, entre outras medidas que se fazem necessárias em momentos como esse”, avisa a diretora de Apoio Técnico e Controle da Prefeitura, Cristiane Jaskievcz.

O risco aumenta após passar a chuva, quando o solo começa a se movimentar e está extremamente úmido. Segundo o diretor de operações da Defesa Civil Municipal, Maicon de Lima Soares, “o apoio e sinergia com outras pastas possibilita que a equipe vistorie e fiscalize as áreas que sabemos que são mais problemáticas e impróprias para habitação. Reforçamos que, em caso de emergência, acione o número 199 da Defesa Civil em caso sem vítimas, e ligue 193 para o Corpo de Bombeiros nos casos com vítimas”.

Atendimentos emergenciais da Cocel – As fortes chuvas que atingem Campo Largo e região causam diversos danos à rede de distribuição de energia, principalmente no interior do município. A queda de galhos e árvores inteiras é a principal causa dos problemas, gerando danos de grande proporção. Em grande parte dos casos o restabelecimento da energia depende da reconstrução da rede – incluindo a retirada de árvores, a troca de postes, transformadores e fiação. São intervenções que demandam um tempo considerável para a conclusão.

As equipes da Cocel estão trabalhando ininterruptamente para que todos os consumidores tenham o fornecimento de energia restabelecido. No final de semana 240 ocorrências emergenciais foram atendidas, restabelecendo o fornecimento de energia para 20 mil unidades consumidoras, aproximadamente. As ocorrências são atendidas na seguinte ordem de prioridade: locais onde funcionam serviços essenciais à vida (como hospitais) e locais com maior número de consumidores afetados, além da priorização conforme viabilidade técnica.

Nesta segunda-feira (09), 28 ocorrências estão sendo atendidas e cerca de 2 mil unidades consumidoras permanecem sem energia, todas no interior do município. Bateias, Itambezinho, Vargedo, Prata, Capinzal, Rio Bonito, Ribeira, Árvore Alta, Jacuí e Taquara dos Pires são alguns dos locais afetados. As fortes chuvas também prejudicaram as condições de acesso a algumas localidades, como Árvore Alta, tornando o atendimento ainda mais crítico.

Em caso de falta de energia não programada, a Cocel solicita que a população avise por um dos canais oficiais, tendo o número da unidade consumidora em mãos. São eles: o aplicativo Cocel Mobile (gratuito, disponível para Android e iOS), ou o número de Whatsapp (41) 99123-2121, ou via ligação gratuita para 0800-7262121, ou ainda envio de SMS para (41) 99106-9146.

Feira de Natal – Já na noite da última sexta-feira (06), devido à chuva excessiva, os feirantes foram impossibilitados de manter a exposição de produtos na Feira de Natal na Praça Getúlio Vargas (do Museu), pois as barracas foram fortemente danificadas. Por prevenção, todos retiraram as estruturas para manutenção e reparos, e o retorno da feira fica condicionado à melhora das condições climáticas.

Importante – Receba alertas da Defesa Civil diretamente no seu celular. É simples e gratuito: basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua região para o número 40199 e pronto! Você receberá logo em seguida a confirmação do cadastro no sistema de alerta.

SERVIÇO:

TELEFONES PARA CASOS DE EMERGÊNCIA:

– Defesa Civil: 199 (sem vítimas)

– Corpo de Bombeiros: 193 (com vítimas)

– Guarda Municipal: 153 / (41) 3291-5153 / (41) 99793-0077 (WhatsApp) e também pelo aplicativo gratuito “153 Cidadão”