Prefeitura de São José dos Pinhais avança no saneamento rural com obra de 8 mil metros de tubulação no Campestre da Faxina
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e Viação e Obras Públicas (Semvop), em parceria com a Sanepar e o Instituto das Águas do Paraná do Governo do Estado, está concluindo um importante projeto de saneamento rural que beneficiará diretamente 282 famílias na região do Campestre da Faxina. A iniciativa levará água tratada a comunidades que enfrentam dificuldades no abastecimento, proporcionando mais saúde e qualidade de vida.
A obra contempla a instalação de 8,6 mil metros de tubulação de água, um marco para a infraestrutura da região. E além de beneficiar diretamente os moradores, o projeto contribui também para a valorização da região e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para o saneamento.
A prefeita Nina Singer celebrou a iniciativa, destacando a relevância do projeto para as famílias atendidas. “Esta é uma conquista histórica que fomos buscar para o Campestre da Faxina. Água tratada não é apenas uma necessidade básica, mas um direito essencial. Seguimos comprometidos em levar dignidade e qualidade de vida para cada canto de São José dos Pinhais”, finalizou.
A execução da obra envolve esforços integrados, sendo a Prefeitura responsável pela engenharia, construção civil, implantação da casa de tratamento para o poço, além de fornecer a mão de obra necessária para a abertura e fechamento de valas, instalações de ligações, registros e conexões. A Sanepar foi responsável pelo desenvolvimento do projeto técnico, instalação da bomba, adequação do painel de automação e das tubulações e conexões. Já o Instituto das Águas do Paraná realizou a perfuração do poço, uma etapa essencial para garantir o abastecimento hídrico.