Grande Curitiba

Prefeitura orienta produtores sobre os peixes a serem vendidos na Feira do Peixe Vivo

Avaliação incluiu as condições dos tanques e do entorno, e testes no local e análise laboratorial para comprovar as condições da produção, bem como o bem-estar animal
26 de fevereiro de 2025 às 09:29
(Foto: João Aroldo Rocha/SMAG)

COM ASSESSORIAS – Na última semana, a equipe do Serviço de Inspeção Municipal de Araucária, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), fez visitas de monitoramento a propriedades rurais com os peixes que serão vendidos na 33.ª Feira do Peixe Vivo, nos dias 16 e 17 de abril, no Parque Cachoeira.

A avaliação incluiu as condições dos tanques e do entorno, e testes no local e análise laboratorial para comprovar as condições da produção, bem como o bem-estar animal. O acompanhamento da equipe de inspeção municipal também será feito durante a feira.

Conforme explica a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal, a médica veterinária Renata Kubaski de Araújo, o trabalho de monitoramento nas propriedades levou em conta os aspectos visuais e de comportamento do animal, avaliou as condições do local da produção e de possíveis ameaças próximas.

Um dos maiores pontos de atenção é quanto à qualidade da água dos tanques. O excesso de matéria orgânica e uma concentração muito grande de peixes podem ser um risco. Alimentação adequada é outro fator levado em consideração. Tudo isso tem como objetivo evitar a mortalidade dos peixes e melhorar a qualidade do produto final.

De acordo com a SMAG, até o momento há 23 piscicultores confirmados na 33.ª Feira do Peixe Vivo. Eles são de 10 localidades do município, e se preparam para levar os maiores peixes disponíveis para o público do evento no Parque Cachoeira. Os peixes vendidos costumam ter pelo menos dois anos de criação. Por isso, o apoio da Prefeitura também já contempla os produtos a serem comercializados na edição de 2026.

Apoio

Araucária conta com um programa de apoio à piscicultura, realizado pela Prefeitura, por meio da SMAG. Ele inclui ações para a construção e manutenção dos tanques, além de orientação técnica. A ideia é de que essa relação entre a Prefeitura e os piscicultores seja cada vez mais próxima.

*Importante: A Prefeitura divulgará mais detalhes sobre a 33.ª Feira do Peixe Vivo de Araucária oportunamente, em um momento mais próximo ao evento.