Caminhada contra o feminicídio reúne centenas de pessoas pelas ruas de Pinhais

COM ASSESSORIAS – Cerca de 250 pessoas participaram da 3.ª Caminhada do Meio-Dia em Pinhais nesta terça-feira (22). O ato foi realizado em dezenas de municípios paranaenses para marcar o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído em memória da advogada Tatiane Spitzner, morta de forma violenta em 2018 em Guarapuava.
Em Pinhais, a concentração ocorreu próximo à Avenida Jacob Macanhan, com trajeto até a Praça do Skate, no Pineville. O ato foi promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
“Essa caminhada é para demonstrarmos que aqui em Pinhais a violência não tem vez. Nós queremos dizer não à violência contra a mulher, não contra à violência psicológica, doméstica, patrimonial, todo tipo de violência na nossa cidade. Nós queremos que ela não exista”, afirmou a prefeita de Pinhais, Rosa Maria. Ela acompanhou o percurso de um caminhão de som, de onde agradeceu aos participantes por se vestirem de branco e os incentivou a se manifestarem em defesa da paz.
Em seu discurso, Rosa Maria lamentou o crescimento de crimes contra a mulher em todo o Brasil. “Infelizmente isso ocorre. Então, ações como essa caminhada são instrumentos fundamentais para nós combatermos esse mal”, disse. Ela destacou os serviços que combatem a violência de gênero, como a Superintendência da Mulher, o Centro de Referência Maria da Penha, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Paraná. A prefeita agradeceu a presença de representantes dos conselhos municipais, bem como de todos os homens e mulheres presentes. “Essa é uma luta de todos nós, acrescentou”.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Andrea Franceschini, a caminhada vai dar visibilidade à causa. “Isso aqui está cheio de gente, muito bonito de se ver, com a participação dos homens, inclusive. E que possamos sempre estar em união, homens e mulheres, para que a gente tenha uma sociedade muito mais justa e igualitária”, observou.
A superintendente da Mulher de Pinhais, Angelita Werneck, também comentou sobre o impacto do ato deste dia 22. “Este momento é muito mais do que uma caminhada. É uma manifestação social por dignidade, justiça, igualdade e vidas livres de violência. Estamos aqui para dizer para toda a nossa sociedade, que o feminicídio precisa acabar e pela busca de mais respeito, liberdade e amor”, destacou.
“A caminhada de hoje simboliza a luta contra a violência doméstica. Todos que estão aqui estão dispostos a entrar nessa causa tão importante. Nós, da Guarda Municipal, estamos juntos com essa ação na luta contra a violência doméstica da mulher”, afirmou Lelian Rodrigues Previato, guarda municipal que atua na Patrulha Maria da Penha.
Presenças
Entre os participantes da caminhada estavam o vice-prefeito de Pinhais, Marcinho; a deputada estadual Marli Paulino; as vereadoras Jane Carteira e Professora Haline Siroti ; o vereador Fabricio Sousa; as secretárias municipais de Governo Ana Paula Cordeiro Mendes e de Meio Ambiente Rosana Boeira Ilhéu; a controladora-geral Keren Letícia Sales Pereira; o procurador-geral do município, Alfredo Borges Moreno; e os secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Ricardo Pinheiro, e de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza.
Canais de denúncia
Para mais informações sobre violência contra a mulher, acesse a Cartilha do CRMP, disponível no site da prefeitura.
Situações de violência contra a mulher devem ser denunciadas à Polícia Militar pelo 190 e à Guarda Municipal pelo Disque 153 ou app 153 Cidadão.
Para mais informações sobre a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, acesse: https://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/Patrulha-Maria-da-Penha