São José dos Pinhais realiza 3ª Caminhada do Meio-Dia em combate ao feminicídio

COM ASSESSORIAS – São José dos Pinhais se uniu, nesta terça-feira (22), a 178 municípios paranaenses na 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia: Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A ação teve início às 11h30, com saída da Catedral de São José dos Pinhais ao meio-dia, reunindo representantes do poder público, servidores, lideranças comunitárias e a população em geral.
Organizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Governo (Semgov) e da Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres, a caminhada marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e teve como propósito homenagear as vítimas do feminicídio, prestar solidariedade às famílias e reforçar o compromisso coletivo ao enfrentamento à violência de gênero.
A mobilização atraiu a participação de diversas lideranças e da comunidade local, fortalecendo a mensagem central do evento: dar voz a quem já não pode mais falar e seguir lutando por uma sociedade segura, justa e livre de violência para todas as mulheres.
Durante a ação, a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou que a caminhada é mais do que um ato simbólico, é também um chamado à reflexão e à ação.
“Precisamos, juntos, promover a cultura do respeito, combater todas as formas de violência e garantir que cada mulher são-joseense possa viver com dignidade, segurança e liberdade. A sociedade unida é sempre mais forte, por isso vamos juntos nessa caminhada que representa nossa luta e compromisso diário”, afirmou a prefeita Nina Singer.
A ação integra a Campanha Estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, instituída pela Lei Estadual nº 21.926/2024 – Código da Mulher Paranaense, que estabeleceu 22 de julho como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data lembra o assassinato da advogada Tatiane Spitzner, morta pelo marido em 2018, em Guarapuava.
PRESENÇAS – Participaram da caminhada o vice-prefeito Delegado Michel; a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima de Paula; o superintendente da Cidadania, Juliano Martins; a secretária de Cultura, Jéssica Carracci; o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Quevedo; e o secretário de Assistência Social, Abílio Alves. Os vereadores municipais Débora Chemin, Sabrina Oliveira, José Possebon e Professor Assis também estiveram presentes na ação.