Grande Curitiba

Fazenda Urbana e tendências da agricultura são destaque em evento de cidades criativas

26 de agosto de 2021 às 10:58
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – As experiências com a Fazenda Urbana do Cajuru e as 105 hortas de Curitiba foram destaque, nesta quarta-feira (25/8), do evento Fazendas Urbanas e tendências da agricultura nas cidades, promovido pelo setor de Relações Internacionais da Prefeitura junto à rede de cidades criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento reuniu representantes do município, especialistas e estudantes para debater e compartilhar experiências na área da agricultura urbana.

Durante o encontro, em formato virtual, foram apresentadas as políticas públicas que estão sendo construídas no âmbito da segurança alimentar, um histórico da agricultura urbana de Curitiba, a relação com a produção e consumo consciente, as ações da Fazenda Urbana, e o que está sendo prospectado para entrega à população até 2024.

Guilherme Zuchetti, da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, explica que o objetivo do evento é fomentar e promover o intercâmbio entre cidades e valorizar ações de criatividade. “O prefeito Rafael Greca sempre defende a ideia de que a inovação só vale quando se transforma em processo social. Só assim a sociedade avança”, salienta Zuchetti.

De acordo com Felipe Thiago de Jesus, diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da SMSAN, as ações inovadoras e criativas na área da segurança alimentar, visam ocupar os espaços urbanos de forma inteligente, conectando agricultores urbanos à sua história.

“Curitiba é conhecida como terra dos muitos pinhões. É uma terra fértil e com cultura construída por meio da relação com o alimento. Falar de Curitiba, de criatividade e agricultura é falar da nossa história que remete aos indígenas, aos imigrantes e todos que ajudaram a formar essa cidade”, observa.

Curitiba integra a Rede de Cidades Criativas da Unesco. Com a capital, participam do seleto grupo, na categoria Design, cidades como Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shenzhen (China), Shangai (China), Bilbao (Espanha) e Graz (Áustria). Por integrar a rede, a capital tem o direito de usar o selo “Curitiba Cidade do Design” da Unesco.