Grande Curitiba

Exposição no Memorial abre comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil

21 de setembro de 2021 às 16:30
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Reproduções fotográficas de obras do pintor Jean-Baptiste Debret, integrante da Missão Francesa que veio ao Brasil no início do século 19, compõem a exposição “Debret 1822 – Independência do Brasil”, que a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba abre ao público nesta quarta-feira (22/9), no Memorial de Curitiba.

A mostra marca o início das celebrações na cidade dos 200 anos da independência do Brasil, a serem completados em setembro de 2022.

As reproduções fotográficas foram feitas a partir da edição fac-símile do álbum original intitulado “Voyage Pittoresque et Historique au Brésil” (Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil), uma narrativa iconográfica do cotidiano brasileiro da época.

Considerada a obra magna de Debret, “Viagem Pitoresca” foi dividida em três volumes, publicados na França entre 1834 e 1839.

O álbum reúne 220 gravuras que retratam localidades, costumes, vida na corte, cotidiano, negros, índios, flora e fauna do Brasil, muitas vezes expondo as mazelas sociais da época, especialmente cenas cruéis da escravidão.

A exposição ocupa dois andares do Memorial de Curitiba e ficará em caráter permanente na programação do espaço até setembro do próximo ano.

As gravuras são acompanhadas de textos explicativos do contexto histórico da época, dos objetivos da Missão Francesa e demais missões científicas que aportaram no Brasil.

Missão Francesa

A Missão Francesa chegou ao Brasil em 1816, oito após a chegada da família real portuguesa e um ano depois da colônia ser elevada à condição de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, com capital na cidade do Rio de Janeiro.

Entre outras medidas que fizeram a nação se adaptar ao seu novo status, como a criação do Banco do Brasil, da Casa da Moeda, do Jardim Botânico e da Biblioteca Real, os portos brasileiros foram abertos para as nações amigas, estimulando a vinda de artistas, artífices e cientistas europeus.

O pintor Jean-Baptiste Debret integra a missão liderada por Joaquim Lebreton, e que traz também o pintor Nicolas-Antoine Taunay, os escultores Auguste-Marie Taunay e Marc e Zéphryn Ferrez, e o arquiteto Grandjean de Montigny, responsável pela difusão do estilo neoclássico no Brasil em contraposição ao barroco até então predominante desde o século 17. O grupo teve grande importância no ensino formal das artes no Brasil, nas obras arquitetônicas e no registro de imagens da época.

Debret

Considerado o grande cronista do cotidiano brasileiro na primeira metade do século 19, Jean-Baptiste Debret (1768-1848) ficou no Brasil durante 15 anos. Fez vários retratos da família real e dos eventos históricos da corte, do cotidiano carioca e de diversas regiões do país. Foi o responsável pela formação dos primeiros artistas da Academia Imperial de Belas Artes.

Ao mesmo tempo em que registrou o cotidiano carioca, Debret empreendeu viagens pelo Brasil que resultaram em documentos pictóricos valiosos sobre fatos históricos, cidades e vilas, personagens e costumes, animais e plantas. Atribui-se ao pintor a primeira imagem de Curitiba, uma pintura panorâmica feita em 1827, quando a cidade era Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Ao retornar para a França, Debret compilou parte dos seus desenhos e aquarelas no álbum Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, aproveitando a curiosidade e o interesse da comunidade científica e da população europeia pelas imagens do Novo Mundo.

A obra consagrou o artista, mas principalmente se tornou um clássico sobre o Brasil das primeiras décadas do século 19. Essas imagens atualmente ilustram livros didáticos, obras históricas, calendários, filmes e documentários.

Serviço:

Exposição “Debret 1822 – Independência do Brasil”
Local: Memorial de Curitiba – 1º e 2º andar – R. Claudino dos Santos, 79
Abertura para o público: a partir de 22 de setembro de 2021
Horários: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, sábados domingos e feriados, das 9h às 15h

Entrada franca